Sem ter muito claro o que queria fazer na vida, Jímenez conta que começou a cozinhar aos 16 anos numa escola militar. “Desde o primeiro momento que pisei na cozinha, me apaixonei pela profissão e decidi que esse ia ser o meu caminho. Depois vieram dez intensos anos de estudo e formação. Tive a sorte de passar por grandes casas e de aprender com grandes mestres”, explica o chef, que se considera um artesão.
“Descobri uma profissão que combina dedicação artesã com criatividade artística. Na minha família, a comida sempre foi e – ainda é – o pilar mais importante. Comemoramos o cotidiano e o excepcional, mas no começo nunca foi determinante na minha vocação, isso veio depois”, diz.
Formado em 2001 pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Comunidade de Madri, Jímenez passou por importantes restaurantes na Europa e estagiou nos premiadíssimos El Celler de Can Roca e Quique Dacosta. Atuou como chef no Casa Lluiset, no La Alqueria-Hacienda Benazuza e no Mugaritz.
Já a paixão pela gastronomia para Lígia chegou mais cedo. “Não sei exatamente com quantos anos comecei a brincar de cozinhar. Mas era bem pequena. Acho que peguei o gosto com os meus pais, pois todos os finais de semana eles faziam novos pratos. Percebi que esse amor poderia se tornar algo profissional quando entrei no curso de Administração e Hotelaria do Senac. Naquela época não havia curso de gastronomia e quando fui para Águas de São Pedro, interior de São Paulo, fiquei fascinada e não saia da cozinha.”
Formada na Escola Hoffman-Arnadi de Hotelaria, em Barcelona, estagiou no El Celler e no El Bulli; também trabalhou no Quique Dacosta e no Flora. Foi chef no Casa Lluiset e nos estrelados Casa Marcial, Mugaritz e El Racó de Can Fabes. Para ela, paixão pela profissão, energia para procurar sempre a melhor matéria-prima e honestidade são ingredientes que nunca podem faltar na sua cozinha.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
Deixe sua opinião