Um pai gourmet e amante de bons vinhos, uma mãe anfitriã e uma vida cheia de sabores. Foi nesse ambiente, na região da Borgonha, na França, que o menino Emmanuel cresceu sem ter dúvida de que a gastronomia seria sua profissão. “Tinha tudo lá: vinhos, peixes, coelhos, escargot e um grande pomar. Meu pai caçava e pescava e minha mãe cozinhava muito bem. Eu vivia numa família apaixonada pela comida e a culinária foi meu caminho natural”, conta o chef Emmanuel Bassoleil, que neste ano tem muito a comemorar. Completa 50 anos, 35 deles dedicados à culinária, 25 vividos no Brasil e dez à frente do Hotel Unique e do restaurante Skye, em São Paulo.
Bassoleil conta que nestes 50 anos passou por poucas e boas e aprendeu a confiar em poucos, a cuidar da saúde e a pensar nele e na família. “Cuido de minha alimentação, faço o que tenho vontade e o que me dá prazer. Tento unir o útil ao agradável e viajo o máximo possível. Acredito que esse seja o meu melhor investimento”, afirma ele, que já deu duas voltas ao mundo como sous-chef em um navio cruzeiro.
Dos 35 anos dedicados à gastronomia, é categórico: “Escolheria a mesma profissão”, diz ele, que está entre os maiores chefs do país e é um profundo conhecedor da alta gastronomia.
Há 25 anos no Brasil, Bassoleil revela que a paixão o trouxe para cá. Na França, conheceu uma brasileira e se apaixonou por ela e pelo país. “Sou um dos maiores defensores do Brasil. Com os brasileiros aprendi a ser uma pessoa mais aberta, amigável e mais forte”, conta ele, que não abre mão da terapia, da ginástica diária e da acupuntura. “Essas coisas me fazem viver melhor e me ajudam a apreciar os bons momentos.”
Para celebrar os quatro momentos importantes, o chef lançou o “Emmanuel Bassoleil by Numbers”, um aplicativo digital para iPad com receitas que marcaram sua infância e que pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store. Sua trajetória também foi parar no documentário “Por que você partiu?”, onde ele, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Alain Uzan e Frédéric Monnier, chefs franceses que residem no Brasil, contam suas vidas a partir de relatos das histórias familiares.
Para provar as delícias de Bassoleil basta visitar o Skye, onde o chef serve, há dez anos, um menu eclético, com pratos típicos brasileiros, franceses, italianos e japoneses para todos os gostos.
* * *
Serviço:
Skye. Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4.700 – Jardim Paulista (São Paulo) – (11) 3055-4700.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras