Você convidou alguns amigos para uma confraternização em sua casa, mas na hora de elaborar o cardápio surgiu aquela dúvida: o que servir de forma elegante, mas sem precisar gastar horas na cozinha? Para resolver esse impasse, o caderno Bom Gourmet conversou com dois especialistas em bufê para indicar pratos práticos de servir em reuniões com amigos.
Para Manoela Villela, chef do Buffet du Batel, e Júlio Cézar Hezel, sócio-proprietário do Nuvem de Coco, pratos informais são alternativas aos jantares completos e garantem mais tempo livre para o anfitrião e a descontração de qualquer encontro. Em geral, eles são servidos de forma pouco formal. “Os convidados podem comer até mesmo em pé, enquanto conversam”, diz Hezel.
As opções são muitas, garantem os profissionais. Da tradicional tábua de queijos, passando pelos minisanduíches, até os minipratos de risotos e massas servidos em cumbucas – os preferidos do momento para esses eventos. A única regra é não errar o volume a ser servido. Para isso, o segredo é calcular de 100 a 200 gramas de cada item por pessoa e variar os pratos, de 5 a 10 opções. Confira algumas delas:
1 – Minipratos
Os minipratos estão em alta. Para receber os amigos, a sugestão é fazer risotos ou massas e oferecer em cumbucas para os convidados. Dessa forma, serve-se um prato principal, porém de maneira informal. Quando a opção for as massas, escolha as menores (como penne e fusili) pela sua praticidade. Os molhos podem ser variados. Na foto, um tortelli recheado de queijo ao ragu bolognese (molho que se assemelha ao bolonhesa).
2 – Tábua de queijos
Para recepcionar os amigos, a tradicional tábua de queijos ainda é muito indicada. A melhor forma de montá-la é oferecendo várias opções. Entre as mais recomendadas estão os queijos gouda, parmesão, gorgonzola e provolone. Para acompanhá-los, os profissionais apostam na clássica combinação com vinho (a ser escolhido de acordo com os queijos oferecidos).
3 – Minissanduíches
São rápidos de fazer e práticos de servir, além de permitir várias combinações de ingredientes. Podem ser feitos de rosbife (marinados em pimenta), carpaccio (com rúcula e queijo parmesão) e maçã verde (com tiras de queijo brie e geleia de pimenta). A recomendação é oferecer pelo menos três recheios diferentes.
4 – Acompanhamentos
Além dos queijos, outros elementos podem servir de petiscos para os amigos. Para isso, o anfitrião tem à disposição muitas alternativas. Vale a criatividade. Taças com tomate seco, azeitona azapa e berinjela caponata (feita com azeitonas verdes, salame italiano, pimentão, azeite de oliva, pimenta, alho e cebola). Essas opções podem, inclusive, ser servidas para completar o miniprato. Veja algumas dicas.
5 – Doces e tortas
São alternativas para dar um toque diferente ao cardápio. Uma tendência que tem agradado nos serviços de bufê são as composições à base de queijo. O brie ganhou uma calda de frutas amarelas (principalmente damasco), conhaque e uva passa. Pode exercer o papel de sobremesa durante a reunião.
Serviço:
Buffet du Batel – (41) 3323-5588. Nuvem de Coco – (41) 3269-1110.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode