BAR DO VICTOR
“O vinho ideal é aquele que não peca pelos excessos. Deve ser complexo, mas equilibrado, como tudo na vida.” Com base neste critério — ou seria filosofia de vida? –, Francisco Urban criou uma das melhores adegas de Curitiba.
Sob o comando do sommelier Luciano Basuc, a casa armazena 2.300 garrafas de 250 rótulos diferentes, sendo 70% de vinhos brancos e espumantes — natural, para um restaurante especializado em frutos do mar.
A harmonização com o cardápio e a procedência do vinho são dois pontos fundamentais. Por isso, Urban dá preferência para regiões reconhecidas como excelentes produtoras de vinhos para pescados, como Portugal, Itália, Espanha, Chile e França — especialmente os brancos do Vale do Loire, da Borgonha e de Bordeaux.
Produzida por uma marcenaria paulista especializada em adegas, esta tem 6 metros quadrados e leva em conta a qualidade de refrigeração e o design das prateleiras, facilitando a observação dos rótulos. 15 graus C é a temperatura média, mas o Bar possui outra adega, menor, para refrigerar os vinhos brancos entre 7 e 9 graus. Já os espumantes são mantidos em geladeira a cerca de 4 graus.
Entre os destaques do Bar do Victor, ele aponta o Château Reynon Savignon Blanc, de Bordeaux, o português Luis Pato Vinha Formal e o argentino Terrazas Torrontés. Dos tintos, uma das estrelas é o Pencarrow Pinot Noir, da Nova Zelândia.
Preços: de R$ 33 a R$ 8.200
Bar do Victor
Rua Lívio Moreira 284, São Lourenço – (41) 3353-1920.Abre de terça a sábado para almoço e jantar. Aceita cartões. Tem estacionamento e wireless. Capacidade: 208 lugares. www.pierdovictor.com.br
* * *
* * *
* * *