| Foto: Diego Pisante

Até o próximo domingo (19), Curitiba respira gastronomia. E já no primeiro dia da Feira Mundo Gastronômico foi possível notar que o público está sintonizado com a proposta do evento: divulgar e promover a gastronomia que é feita no estado. A movimentação foi grande em todos os corredores e o ápice da noite foi a cerimônia de lançamento do livro Marca de Chef, idealizado e realizado pelo chef Junior Durski em parceria com a Editora Gazeta do Povo.

CARREGANDO :)

A obra, que reúne 14 chefs de Curitiba para mostrar as receitas que são suas marcas, contou com o prefácio do chef francês Laurent Suaudeau, radicado no Brasil há 30 anos. Chefs locais e nacionais, personalidades, fãs e admiradores da boa gastronomia lotaram o Lounge do Bom Gourmet para presenciar o brinde de todos os envolvidos na composição da obra.“Eu nunca vi a gastronomia de Curitiba tão unida”, disse a gerente do Núcleo Estilo de Vida, Andréa Sorgenfrei, durante a cerimônia.

Além do brinde, todos os chefs participaram de uma sessão de autógrafos. Para Laurent Suaudeau o livro não é só marca de chef, é a marca da gastronomia da capital paranaense. A obra ainda tem a assinatura do colunista da Gazeta do Povo, Luiz Augusto Xavier. “Eu saboreei cada receita ao ler os ingredientes e o prepato e ao ver as fotos. Espero que todos tenham este mesmo prazer”, disse Xavier.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Veja fotos do primeiro dia da Feira

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Outra área bastante movimentada no primeiro dia da feira foi a Cozinha Show. Depois da palestra de abertura, o espaço recebeu os chefs Fabiano Marcolini, Beto Madalosso e Délio Canabrava, que assumiram a bancada para fazer, respectivamente, terrine de frutas vermelhas, salada Copacabana e spaghettiallacarbonara, e rabada com polenta cremosa. Ao ensinar a receita aos participantes, Marcolini deu algumas dicas relacionadas à confeitaria, enquanto Madalosso aproveitou para contar um pouco de sua história, que envolve gastronomia desde o início. Canabrava optou por falar sobre o uso de miúdos na culinária.

Publicidade

Ao mesmo tempo, a programação da Sala de Vinhos foi aberta com uma palestra sobre técnicas de degustação com o sommelier André Porto. Além de aprenderem o básico, os participantes puderam colocar os conhecimentos em prática, degustando vinhos às cegas e dando notas a eles. A conversa terminou com um sabrage, a degola da garrafa feita com um sabre.

Em outros espaços da feira, workshops e palestras gratuitas oferecem ao público um panorama da gastronomia no estado, noções de administração e gestão de empresas na área da alimentação no stand da Universidade Positivo. Na Sala de Vinhos e no Espaço Café os visitantes tiveram a oportunidade de degustar, harmonizar e aprender mais sobre o mundo dos vinhos e dos cafés.

O evento continua nesta sexta-feira e se estende até domingo (19)
com uma vasta programação de cursos, palestras e workshops, além de estandes de mais de 70 empresas da área de alimentação no estado. A Feira Mundo Gastronômico Curitiba está sendo realizada na ExpoRenaulBarigui, no Parque Barigui (Rodovia do Café, km 0 – BR 277). A entrada custa R$ 10. Mais informações pelo fone (41) 3317-3107.