A receita é simples como poucas: adicione chocolate e manteiga ao leite condensado, leve ao fogo e mexa até que a mistura atinja o ponto ideal. Para a maioria das pessoas, é assim que se faz brigadeiro. Mas não para as novas docerias especializadas no clássico docinho brasileiro. Com dezenas de combinações de sabores, formatos e embalagens diferentes, os brigadeiros gourmet caíram no gosto dos paulistanos e desembarcam com força total em Curitiba.
VÍDEO: Aprenda a receita do melhor brigadeiro do Brasil
VÍDEO: Aprenda a fazer um delicioso brigadeiro de morango
A exemplo da Maria Brigadeiro, famosa em São Paulo e com uma loja que atende em sistema de pronta entrega, a administradora Cynthia Schneider abriu o Atelier do Brigadeiro em Curitiba, em dezembro de 2009. “Comecei fazendo apenas sob encomenda, em especial para lembrancinhas de eventos como chás de bebê e aniversários”, explica. A ideia deu certo e no fim de maio Cynthia abriu uma pequena loja junto com seu atelier de brigadeiros para atender ao público curioso e ávido por degustar o docinho na hora.
O caminho seguido por Cynthia é semelhante à história da jornalista Juliana Motter, da Maria Brigadeiro. “A empresa nasceu de forma despretensiosa, com base em uma paixão que eu tenho desde criança. Para o aniversário do filho de uma amiga, preparei cinco tipos de brigadeiros. Durante a festa, me perguntaram se eu vendia e eu confirmei, brincando. No dia seguinte, recebi uma ligação com um pedido de mil brigadeiros e não recusei, fiquei sem jeito de dizer que era apenas uma brincadeira”, lembra Juliana. E o que começou como um trabalho extra – ela preparava os docinhos à noite, depois do trabalho – virou a empresa que ela comanda hoje, que completa quatro anos em julho.
Para todos os gostos
Atualmente, a gama de sabores das brigaderias impressiona. Nas curitibanas Divinos Brigadeiros, Atelier do Brigadeiro e Miss Brigadeiro, o número passa de 20. Na Maria Brigadeiro, em São Paulo são 40. Além dos mais tradicionais, como ao leite, chocolate branco e meio amargo, também há espaço para os de frutas secas (pistache, damasco), frutas tropicais (laranja, limão siciliano e melão) e bebidas (whisky, café, pinga e caipirinha), entre outros. “E o público curitibano é exigente – alguns dos sabores que eu fiz aqui, como brigadeiro de Nutella ou com biscoitos, não fizeram o mesmo sucesso que fazem em São Paulo”, conta Vanessa Pastuch, da Divinos Brigadeiros.
Vanessa trabalhava com comércio exterior e decidiu se dedicar à paixão pelos doces. Abriu a Divinos Brigadeiros há aproximadamente oito meses, atendendo apenas sob encomenda. “Hoje estou fazendo um experimento para, quem sabe, abrir minha loja. Vendo meus brigadeiros a pronta entrega em alguns pontos da cidade, como o Empório São Valentim, no Jardim das Américas, e o retorno tem sido positivo”, conta.
Personalização
Se a única imagem que vem a sua mente quando lembra de brigadeiro é aquela bolinha coberta por chocolate granulado, prepare-se. As docerias modernas fazem diversas outras versões, em potinhos ou pequenas panelas coloridas. É uma referência ao famoso brigadeiro de colher, menos espesso que o tradicional e com jeito de feito em casa. Na Miss Brigadeiro, comandada por Camila Salomon, que saiu da área de nutrição clínica para abrir a doceria que atende sob encomenda há pouco mais de um ano, os doces vêm também em caixas de madeira ou minimarmitas de alumínio, com espaço para quantidades variadas.
As embalagens, que podem ter as cores ou detalhes alterados de acordo com o gosto do cliente, foram projetadas para que o brigadeiro deixe de ser apenas um docinho de festa e ganhe também o status de presente. A Brigaderia, de São Paulo, tem, inclusive, uma linha de caixas com as estampas da grife carioca Farm. “A proposta das embalagens diferentes tem a ver com o meu estilo. Trabalhei por muito tempo na indústria têxtil, mais especificamente com estamparia, e trouxe isso para os brigadeiros, para dar um charme”, explica Taciana Kalili, proprietária da empresa. A Brigaderia, além de atender sob encomenda, tem cinco lojas em shoppings de São Paulo.
Serviço:
Atelier do Brigadeiro – (41) 3079-3786.
Brigaderia – (11) 2373-0211.
Divinos Brigadeiros – (41) 8845-6066.
Maria Brigadeiro – (11) 3085-3687.
Miss Brigadeiro –(41) 8852-4369
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode