LIBANESA
Baba Salim
O Baba Salim é uma extensão da cozinha da casa de Jamal Khodr Chiah. Os pais e a esposa vieram da região de Baalbek, no Líbano, conhecida pela produção das melhores esfihas, e essa tradição culinária acompanhou a família ao Brasil. No cardápio da casa estão muitas opções da comida árabe e também pizzas, como a Libanesa.
Nela, os sabores do oriente são a inspiração: é feita com massa de esfiha e borda de gergelim. “Entendemos de esfiha e a massa fica perfeita para ser oferecida na pizza”, explica Jamal.
O formato também não é a da esfera tradicional, mais parecido com um calzone aberto sob a qual são sobrepostos mussarela, tomate, cebola, azeitona e orégano. “Não usamos molho de tomate, mas os tomates em pedaços sobre a mussarela”, acrescenta Jamal, que não apenas supervisiona a cozinha, mas literalmente coloca a mão na massa. “Quando falo em gergelim, não é um aqui e outro ali. É uma borda caprichada de gergelim.”
A Pizza Libanesa é a base para os outros três sabores oferecidos: de frango e catupiry, de bolonhesa e de calabresa. A pizza do Baba Salim revela a mistura de culturas existentes na cidade, transformando a pizza numa releitura árabe da tradicional cozinha italiana.
Preço: R$ 24,50, no salão
Baba Salim
Rua Amintas de Barros, 45, Centro – (41) 3222-7672. Abre de segunda a sábado, das 18 à 1 horas. Aceita cartões. Tem calefação e apresentação de dança do ventre em determinados dias. Capacidade: 40 lugares.
* * *
* * *
* * *
Veja o resultado de outras categorias.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Corte de gastos do governo: quais as medidas que Haddad pode anunciar nesta quarta
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
Deixe sua opinião