SPALLA DI AGNELLO ARROSTO
Porcini Trattoria
Prato mais pedido da casa, esta paleta de cabrito leva pelo menos 36 horas para ficar pronta. Talvez esse seja um dos segredos do sucesso. Um dos proprietários do Porcini Trattoria, Ewerton Antunes, conta que a carne de ovino tem um sabor menos salgado. “Por isso”, explica, “absorve mais temperos, principalmente de ervas, como hortelã e alecrim.”
Assim, ela vai muito bem quando marinada. Na casa, a carne fica marinando por 30 horas em uma mistura que leva vinho branco, ervas frescas (entre algumas delas, tomilho, sálvia, hortelã e alecrim) e especiarias, como cominho, cravo e pimenta calabresa. Antunes explica que o álcool acaba “cozinhando” a carne. Depois, ela é assada por cinco horas.
A soma da marinada com o tempo de forno deixa a carne tão macia que não é necessária faca para comê-la. “Só usamos carne uruguaia e de cabritos mais novos”, confirma.
Como se não bastasse a carne, ela ainda é acompanhada por legumes na brasa – cogumelos frescos, aspargos verdes, funcho, batata, berinjela, cenoura e alho confit — e tagliatelle na manteiga com sálvia e azeite trufado. O prato é servido em uma forma de ferro com o molho do próprio assado.
Preço: R$ 98, serve até três pessoas
* * *
Porcini Trattoria
Rua Buenos Aires, 277, Batel – (41) 3023-5117 e 3022-5115. Abre de terça a domingo para o almoço; de segunda a sábado, jantar. Aceita cartões. Aceita reserva. Tem ar condicionado, calefação, estacionamento, acesso para deficientes, adega. Capacidade: 175 lugares. www.porcini.com.br
* * *
* * *
* * *
Veja o resultado de outras categorias.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
Haddad fará pronunciamento à noite em meio à expectativa pelo corte de gastos
Deixe sua opinião