• Carregando...

Para concorrer à disputa de “O chef vai a sua casa” deste mês, a jovem estudante de pedagogia e professora Evelyn Pastro da Fonseca, 19 anos, indicou uma sobremesa que é uma tentação para quem não resiste a um bom doce: um bombom aberto de morango. Prático, simples de fazer e barato, ele foi o escolhido pela pâtissier Sonia Bacelar, da Sonia Bacelar Pâtis­serie, que foi à casa da ganhadora contar seus segredinhos para aprimorar a receita.

Tema desta edição da disputa, o morango foi escolhido por ser uma fruta saborosa, fácil de encontrar e bonita, segundo a pâtissier. “Ele dá um ótimo aspecto aos pratos”, diz. O bombom aberto é um doce preparado com três camadas: creme branco na base, morangos no recheio e uma cobertura de ganache (chocolate com creme de leite). Nele, Sonia encontrou a junção ideal de praticidade e economia. “É um prato que dá para fazer facilmente em casa e sem gastar muito. Sai, em média, R$ 12”, diz.

Cozinheira da família durante os dias de semana, Evelyn não perdeu tempo em enviar a receita que mais gosta ao concurso. “Todo mundo na minha família adora”, diz a jovem cozinheira. A receita é bem tradicional e é assim que ela quer mantê-la. “O único toque diferente que dei foi a essência de baunilha”, diz.

Toque de praticidade

E que tal deixar a receita ainda mais prática e rápida? Sonia sugere trocar o fogão pelo forno de micro-ondas na hora de aquecer as misturas. “Você ganha tempo e deixa o prato com uma consistência mais cremosa e bonita”, diz. O preparo é praticamente o mesmo, mas em vez dos 40 minutos que se leva com o fogão, o tempo cai para 20 minutos. A única adaptação a ser feita é eliminar o leite. “Ele cria uma inconsistência que pode atrapalhar o resultado”, diz.

Além disso, a pâtissier também sugere experimentar a inversão das camadas do doce. Na receita tradicional, a primeira delas é feita de creme branco e a última de ganache preto. “Pode-se fazer a primeira camada com brigadeiro preto. Para isso, é só fazer a receita do creme branco, mas adicionando duas colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau. Na cobertura, em vez do ganache com chocolate tradicional, pode-se substitui-lo pelo branco”, diz Sonia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]