É bem verdade que curitibano não resiste a uma carne bem feita. E duas das mais cultuadas na cidade estão disputando o título (junto com outros oito pratos0 de Sabor Popular 2011. O Churrasco Paranaense há décadas é um clássico do Bar Palácio. No outro lado do ringue, a costela do Nyck – Costela no Rolete faz a alegria dos carnívoros também há um bom tempo.
Agora cabe a você escolher qual é o prato que merece ser considerado o símbolo gastronômico da cidade. A eleição acaba no próximo domingo (28) e o resultado será divulgado no dia 15 de setembro em edição especial da revista Prêmio Bom Gourmet.
No Bar Palácio, o grande astro é um T-Bone temperado apenas com sal e um molho composto por vinagre e alho. Parece simples, mas a carne fica suculenta e se completa com o arroz branco soltinho, a farofa de mandioca e a salada de cebola.
Segundo o proprietário da casa, José Lopez, o prato é preparado de acordo com a vontade do freguês (mal passado, ao ponto e bem passado). São 500g de carne, mas ele garante que há muito cliente que come sozinho uma porção. Como a churrasqueira da casa fica no salão, o próprio freguês pode cuidar do preparo da carne.
Temperada apenas com sal grosso, bem à moda gaúcha, a costela é servida acompanhada por saladas de tomate, cebola, maionese, feijão cavalo e agrião, pão, arroz e farofa, em sistema de rodízio.
Concorrentes
Ao longo desta semana, você saberá mais sobre todos os concorrentes ao prêmio. Também estão na disputa o Bife Sujo, do Restaurante Bife Sujo; o brigadeiro de colher, da Casa di Bel; o prato feito, do Box do Eliseu (no Mercado Municipal); o Hackepeter, do Bar Schimmel; o pão com linguiça blumenau, do Bar Canabenta; o pastel, da Pastelaria Brasileira; o Madrilenho, da confeitaria A Familiar; e o cachorro-quente, da barraca Hot Dog Benassi.