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Apagão delivery
Restaurantes sofreram um apagão nos serviços de delivery nesta terça (7).| Foto: Bigstock

Restaurantes que utilizam aplicativos de delivery, como o iFood, ficaram com o serviço instável ou completamente fora do ar na tarde desta terça (7) em todo o Brasil, relataram empresários ao Bom Gourmet Negócios. De acordo com eles, os pedidos feitos na plataforma não completavam, eram cancelados de uma hora para a outra ou o app indicava que a loja estava fechada.

O problema ocorreu por causa de uma instabilidade no sistema da Amazon Web Services (AWS), que hospeda diversos serviços digitais brasileiros, como o iFood, a própria Amazon, o serviço de streaming Disney+, games e veículos de imprensa.

Em mensagem enviada aos restaurantes que operam na plataforma, e que a reportagem teve acesso, o iFood informou que:

Prezando pela transparência em primeiro lugar, informamos que estamos enfrentando uma instabilidade que pode afetar a abertura do seu restaurante na nossa plataforma e com isso, a alocação de pedidos. Estamos trabalhando para resolver esse problema o quanto antes e pedimos desculpas pelo transtorno. Em breve voltaremos com atualizações e notícias. Equipe iFood.

Silvana Silva, gerente da Aquarius Gastronomia, de Curitiba, diz que o último pedido de delivery entrou às 13h e só pôde ser entregue às 14h, por falta de entregadores do iFood.

“Isso gera um caos com os clientes e afeta as vendas. Nosso maior fluxo é após o almoço, e não tem nenhuma posição de que horas será resolvido”, conta.

Outro empresário que passou apuros com o “bug” da AWS, e consequentemente com a queda do iFood, é o Flávio Zan, do restaurante Il Barbuto, também de Curitiba. De acordo com ele, os pedidos feitos por volta das 14h ficaram sem entregadores – e sem conseguir cancelar.

“Aceitamos e não encontrou nenhum motoboy para entrega, os clientes não conseguiam cancelar o pedido e nem a gente”, disse.

Outros empresários ouvidos reservadamente pelo Bom Gourmet Negócios, que preferiram não se pronunciar oficialmente, relataram que o serviço “atinge o Brasil inteiro, está um caos”, “afeta as vendas” e que “falta transparência do app, pois para o cliente o pedido é feito normalmente na loja, mas cancelado na hora de confirmar”.

Usuários do 99 Food e Rappi afirmaram que não tiveram problemas na tarde desta terça (7).

Servidores instáveis

Em nota à reportagem, o iFood confirmou que o problema ocorreu com os sistemas da AWS e que vem trabalhando com um plano de contingência para minimizar os transtornos dos restaurantes parceiros:

O iFood informa que o Amazon Web Services (AWS), principal plataforma de gerenciamento de serviço da empresa, vem registrando, ao longo do dia de hoje, uma crescente taxa de erros em alguns dos seus serviços. Essa instabilidade provocou impacto em parte dos serviços prestados pela plataforma do iFood. O time de tecnologia do iFood adotou um plano de contingência para garantir os serviços de ponta a ponta e acompanha de perto, junto à AWS, o desdobramento das ações para a solução completa do problema.

Já a AWS disse que identificou o problema e que trabalha para a recuperação dos sistemas, mas sem uma previsão de restabelecê-los completamente:

Estamos vendo o impacto em várias APIs da AWS na região US-EAST-1. Esse problema também está afetando algumas de nossas ferramentas de monitoramento e resposta a incidentes, o que está atrasando nossa capacidade de fornecer atualizações. Identificamos a causa raiz e estamos trabalhando ativamente para a recuperação. Identificamos a causa raiz do problema que causa problemas de API e console de serviço na região US-EAST-1 e estamos começando a ver alguns sinais de recuperação. Não temos um ETA para recuperação total no momento.

Até o fechamento desta reportagem, o problema persistia nos restaurantes.

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