O processo pode até não ser complicado, mas é preciso ter paciência para fazer panetone. Isso porque, para ficar com a consistência macia e aerada tradicional do pão doce de Natal, a massa precisa descansar para fermentar e crescer de maneira adequada.
“Para que fermente melhor, é necessário fazer duas massas separadas, uma que chamamos de esponja, que descansa mais, e a outra massa, que é a principal. Depois de prontas, elas serão misturadas e viram uma só”, explica Graziela Garcia, pâtissière da Grazi&Grazi.
Ela, que faz pães de mel e doces personalizados, é a responsável pela receita desse Passo a Passo. Quando as duas massas estiverem unidas, é só acrescentar chocolate em gotas ou frutas secas em pedacinhos (lavadas e escorridas).
Outro ingrediente que facilita o preparo é a mistura pronta para panetone. Ela pode ser encontrada em casas especializadas em produtos para confeiteiros e é responsável por deixar o pão fresquinho e úmido por mais tempo. As forminhas de papel que deixam o produto com seu formato clássico também podem ser encontradas nestas lojas.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode