Confira as respostas dos cozinheiros curitibanos eleitos os melhores da gastronomia pelo Prêmio Bom Gourmet 2010, da Gazeta do Povo.
Fabiano Marcolini, do Villa Marcolini Ristorante
“Pimenta-do-reino não pode faltar na minha cozinha. É um tempero que eu utilizo na finalização de massas, risotos, molhos e peixes. Há variações dela como a branca e a preta, mas a que eu mais utilizo é a jamaicana. Ela é aromática e tem pouca ardência.”
Junior Durski, do Restaurante Durski e da rede Madero
“Como um bom polaco, só poderia escolher o alho. Se usado na medida certa, deixa tudo saboroso. A paleta de leitão assada no forno, temperada somente com alho e sal um dia antes, fica fantástica. Quando utilizado nas comidas do dia a dia, como arroz branco, feijão, filé grelhado, dá um gostinho especial.”
Kika Marder, do bistrô Sel et Sucre
“Adoro usar o tomilho, por ser muito versátil. É uma erva suave, superaromática, que se encaixa tanto em peixes, carnes brancas e vermelhas. A minha dica é usá-la fresca e sempre colocá-la no fim da preparação para não sobressair demais ao sabor do alimento.”
Daniela Caldeira, da La Table Gastronomie
Celso freire, do Restaurante Zea Maïs
“Adoro usar mirepoix, uma mistura de vegetais, para dar sabor e aromas a fundos, molhos, marinadas, refogados e outras preparações. Uso a proporção de 25% de cebola, 25% de alho-poró, 25% de salsão e 25% de cenoura. Também gosto de acrescentar um pouco de erva-doce nessa mistura.”
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode