Confira as respostas dos cozinheiros curitibanos eleitos os melhores da gastronomia pelo Prêmio Bom Gourmet 2010, da Gazeta do Povo.

CARREGANDO :)

Fabiano Marcolini, do Villa Marcolini Ristorante

Nas horas vagas as receitas prediletas são da cozinha asiática. “Procuro praticar algo que fuja do meu cotidiano na cozinha italiana”, diz. O prato preferido do chef é o indiano frango tandoori. Dentre os ingredientes estão: o curry, páprica, mostarda, cravo e pimenta.

Publicidade

Confira o passo a passo completo da receita

Junior Durski, do Restaurante Durski e da rede Madero

O chef diz que, nas horas vagas, não dispensa um bom churrasco. “Adoro carnes e, por minha influência, a minha família também. Por isso, em casa sempre faço churrasco em fogo a lenha bem forte”. Junior costuma temperar a carne com uma mistura de sal e pimenta do reino bem moídos no liquidificador.

Kika marder, do bistrô Sel et Sucre

Quando não está trabalhando, aos domingos, a chef diz que gosta de cozinhar para o marido e o filho. “Um prato que eles adoram é o spaguetti alla carbonara, uma receita bem tradicional que aprendi a fazer com uma amiga italiana e que sempre reproduzo em casa com o maior prazer”, garante.

Publicidade

Confira a receita da chef

Daniela Caldeira, da La Table Gastronomie

Quando está em casa, adora degustar comidas simples, bem caseiras. “Nesses dias de frio, não vivo sem uma boa polenta cremosa e um picadinho. São as típicas confort food que aquecem a alma”, diz.

Para os leitores, ela ensina a preparar o picadinho, confira a receita completa

Celso freire, do Restaurante Zea Maïs

Publicidade

Não há desperdício de pão na casa do chef Celso Freire. “Adoro este ‘aproveitamento’ do pão. É um prato típico da Toscana”, diz. O chef dá a dica de cortar o pão em cubos, secá-lo no forno e comer com tomate em cubos, cebola, pepino, manjericão bem picado, queijo mussarela e filés de anchova.