Separe os ingredientes e os confeitos e chame seus pequenos chefs para a cozinha. Que tal celebrar o Dia das Crianças com uma sobremesa feita com a ajuda delas?
A sugestão do Bom Gourmet é a panna cotta, uma sobremesa italiana semelhante ao francês creme brûlée, mas bem mais simples de fazer e com textura que lembra a de um flan. Além disso, os pequenos vão poder colocar em prática a criatividade para decorar o doce com frutas e granulados.
Quem explica como fazer a sobremesa é a chef Kika Marder, do bistrô Sel et Sucre, que também é mãe de Jorge, de três anos, e de Mariana, que deve nascer no início de outubro. “Essa é uma receita prática e rápida, acho que é perfeita para fazer com as crianças porque não demanda muito tempo no fogo, apenas alguns minutos para aquecer o creme”, explica ela.
Depois, a panna cotta pode ser colocada em tacinhas individuais e levada para gelar por algumas horas. Quando estiver pronta, cada um pode decorar sua sobremesa como quiser.
A panna cotta tradicional é de baunilha, mas a base da sobremesa, que é feita com creme de leite, leite e gelatina, aceita uma infinidade de sabores. “Dá para trocar a baunilha por chocolate, polpa de frutas, adicionar cookies picados ao creme ou até fazer a sobremesa sobre um brownie”, diz a chef.
Para fazer a receita de baunilha, Kika prefere usar favas no lugar da essência, o que garante um doce mais saboroso.
Já se a ideia é fazer com frutas, o ideal é picá-las e colocá-las no liquidificador. Entre os sabores que Kika recomenda estão o de morango e de manga. Como ambas têm cores fortes, acabam deixando a panna cotta colorida e dispensam a utilização de corantes artificiais.
No caso das frutas, elas devem ser adicionadas ao creme aquecido. Tanto a baunilha quanto o chocolate podem ser colocadas à mistura antes de levar o creme ao fogo, porque o calor ajuda a deixar tudo mais homogêneo e saboroso.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast