• Carregando...
Biscoito Linzer natalino do blog Flor de Sal. Foto: Gabrielle Mahamud/Divulgação
Biscoito Linzer natalino do blog Flor de Sal. Foto: Gabrielle Mahamud/Divulgação| Foto: Silvia Wagner

Biscoitos de Natal Linzer sem glúten

por Gabrielle Mahamud, autora do blog Flor de Sal
Tempo de preparo1h50
PreparoFácil

Ingredientes

  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1/2 xícara de Farinha de amêndoas
  • 1/4 xícara de manteiga de castanhas (macadâmia e coco triturados até obter uma pasta)
  • 40 ml de melado de cana
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de especiarias de sua preferência (canela, noz moscada e gengibre)
  • 6 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, misture os ingredientes secos. Acrescente a manteiga de castanhas, a essência de baunilha e o melado de cana e mexa até obter uma massa homogênea. Molde-a em uma bola e embrulhe em plástico filme. Deixe na geladeira por 1 hora.
  2. Forre duas assadeiras com papel manteiga e prá-aqueça o forno a 180 graus C.
  3. Unte uma superfície lisa com farinha de aveia e abra a massa com a ajuda de um rolo até que fique com a espessura de 3 milímetros.
  4. Passe os moldes de biscoito em um pouco de farinha e corte a massa. Não se esqueça de fazer a base e o topo com a mesma forma e cortar no centro apenas as bolachas que vão por cima, para a geleia não vazar.
  5. Antes de fazer os desenhos no meio, deixe os biscoitos cortados no congelador por 15 minutos para que fiquem mais firmes. Retire as assadeiras do congelador e faça os desenhos centrais. Asse imediatamente, ainda gelados, em forno a 180 graus C por 12 minutos ou até que estejam levemente dourados. Tire do forno, deixe esfriar completamente em uma grade. Com uma colher, espalhe a geléia na base dos biscoitos e feche com a parte de cima, apertando levemente pra espalhar a geléia e grudar os biscoitos. Guarde na geladeira em pote hermético.
  6. Dicas:
  7. As bolachas ficam crocantes por, no máximo, dois dias. Depois começam a amolecer por causa da geleia. Se você quiser que durem mais, guarde sem rechear e monte quando for servir.
  8. Caso não encontre farinha de aveia sem glúten (por contaminação cruzada), substitua por outra farinha sem glúten e acrescente uma colher de sopa de fécula, psyllium, chia ou linhaça trituradas para ajudar a dar liga.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]