Foto para matéria de capa da revista Bom Gourmet sobre receitas com bacalhau que não pesam no bolso . Local: A Fábrika .| Foto: Gazeta do Povo

Lombo em crosta funcional

por Tassiane Jacon
Tempo de preparo30 minutos
Rendimento5
PreparoFácil

Ingredientes

  • 50 gramas de amaranto
  • 100 gramas de castanhas do pará
  • 15 gramas de gergelim negro
  • 10 gramas de chia
  • 800 gramas de lombo de bacalhau

Modo de preparo

  1. Leve o lombo para a panela e deixe em banho fervente por quatro minutos no máximo. Jamais ferva o bacalhau. Após o cozimento, deixe o lombo escorrendo e separe a pele e espinho. Para fazer a crosta, misture os flocos de amaranto, gergelim, chia, sal, pimenta e as amêndoas picadas grosseiramente. Leve o lombo ao forno com a crosta por cima regada com azeite, até dar uma leve dourada.
  2. Para o purê de batata roxa:
  3. 600g de batata doce roxa
  4. 25 g de manteiga ghee
  5. Preparo
  6. Descascar e cortar as batatas. Colocá-las para cozinhar em água em que o bacalhau foi cozido caso queira enriquecer o purê com o sabor do peixe, ou em água limpa caso queira, deixa-las cozinhar por mais ou menos 30 minutos, até a batata ficar macia.
  7. Após o cozimento, amassar as batatas até ponto de purê, adicionar a manteiga, sal e pimenta. Se desejar um purê mais liso, vá adicionando a água do cozimento até o ponto que desejar.
  8. e está pronto, retire do forme e acomode-o em cima do purê no prato que irá servir.
  9. Para o velouté de espinafre:
  10. 50g de espinafre
  11. 10g de farinha de arroz integral
  12. 15g de manteiga ghee
  13. Preparo
  14. Para o velouté, derreta a manteiga, adicione a farinha de arroz e mexa ininterruptamente em fogo baixo por alguns segundos, logo em seguida adicione o espinafre previamente batido no liquidificador com um pouco de água fervente e está pronto.
  15. Custo
  16. R$ 159, 50 / Gadus Morhua. A água do cozimento foi usada na batata doce roxa.