A buchada de bode é um prato feito à base dos miúdos desse animal, temperados e cozidos em panela de pressão. Na Lanchonete Moraes, ela ganha um toque ainda mais regional. É que o casal de proprietários, Maria Lideonézia Pereira (a dona Leda), e José Pedro da Silva (o Moraes), vieram do Nordeste. Ela do Piauí, ele do Rio Grande do Norte. Junto com a bagagem, trouxeram a receita extremamente fiel às suas origens.
O preparo é feito pela própria dona Leda, que ensina: “servimos a buchada no formato de uma bola. Para o cozimento, colocamos muita cebola, pimenta, pimentão e adicionamos alho na medida – nem pouco nem muito, para não ficar fraco ou forte.” O tempo de preparo é de 40 minutos. Arroz, salada e farofa de cuscuz acompanham o prato. O resultado é uma textura macia e carne com sabor marcante, bem temperado, que se difere dos cortes bovino e suíno.
Porém, quem pretende comer a buchada deve ficar atento. O prato só é servido na segunda-feira. E por quê? “É uma questão de tradição. Para os nordestinos que chegavam aqui no Sul e trabalhavam com o comércio ambulante, esse era o dia de descanso. Então passamos a fazer sempre nesse dia, há mais de sete anos”, conta a cozinheira. “Sempre que tem buchada, vem gente de longe experimentar, do Água Verde, Santa Felicidade e até de Campo Largo.”
Além da buchada, a Lanchonete Moraes também é conhecida por especialidades com carneiro. Na segunda-feira, dona Leda prepara carneiro assado e ao molho para os frequentadores. As porções da carne também vêm com arroz, salada e farofa. Tanto elas quanto a buchada custam R$ 15.
Serviço:
Lanchonete Moraes. Rua Itaguajé, 284, Sítio Cercado. Aberta todos os dias, porém, tanto a buchada quanto o carneiro só são servidos na segunda-feira, a partir das 19h30. Fone: (41) 3289-6969. Não aceita cartões de crédito ou débito.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Deixe sua opinião