Uma frase célebre atribuída a Leonardo da Vinci parece ter sido cunhada para definir o preparo de uma boa pizza: “a simplicidade é o último degrau da sofisticação”. Afinal, alguém aí duvida que é preciso mais do que tomates cuidadosamente selecionados, trigo de qualidade e um maravilhoso azeite de oliva para preparar a base da famosa iguaria italiana?
Eleita a Melhor Pizza de Curitiba na categoria Sabor Especial do Prêmio Bom Gourmet 2011, a gorgonzola com tomate-cereja da Baggio Pizzeria & Focacceria é o exemplo perfeito da máxima de Da Vinci — que, aliás, também era italiano.
E a boa notícia é que ela continua no cardápio, do mesmo jeitinho de sempre. “Só mudou uma coisa: a pizza começou a sair muito mais”, revela José Antonio Baggio, um dos proprietários. Já nas primeiras semanas após o anúncio do prêmio, ele conta que a combinação picante e adocicada do gorgonzola com o tomate-cereja teve um aumento de 50% nos pedidos, com quase tanta saída quanto os sabores tradicionais: quatro queijos, calabresa e marguerita.
Outra que costuma figurar entre as prediletas dos clientes é a parmmigiana – uma das finalistas do concurso –, criação própria da casa, à base de carne e tomates, que leva quase 12 horas para ficar pronta.
“Como nosso cardápio é muito extenso, com cerca de 110 opções diferentes, este ano não preparamos nenhum lançamento. O que fazemos é aprimorar as pizzas que já oferecemos”, diz Baggio.
Para ele, o importante é prezar por bons ingredientes e fazer uma massa supersimples, como na Itália. “Porque você pode até sofisticar uma pizza, mas não é realmente necessário”, conclui.
Prêmio 2012
Continue acompanhando todas as novidades da premiação pelo site do Bom Gourmet. Em setembro, você conhecerá os vencedores de 2012 na revista especial Prêmio Bom Gourmet — que elege os melhores da gastronomia curitibana.
* * *
Serviço
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião