Neste passo a passo, o chef Wantuir de Lima Moraes Junior, da panquecaria Du Napoleão, ensina a fazer um recheio de frango com legumes, mas é possível trocá-lo por outros ingredientes (tanto salgados quanto doces).
No restaurante, a massa cremosa é colocada sobre uma chapa específica, do tamanho adequado para a panqueca, mas em casa é possível usar uma frigideira grande de teflon. “Em geral, nem é necessário adicionar óleo ou manteiga para evitar que o disco de massa grude, mas dependendo da frigideira, adicionar estes elementos pode facilitar na hora de desgrudá-lo”, explica o chef.
Normalmente, depois de alguns segundos no fogo, a massa já se transforma na base da panqueca – a textura precisa ser maleável, para permitir as dobras. Aí é só adicionar queijo (nesta receita é usada a mussarela, mas ela pode ser trocada por outros tipos, como mussarela de búfala, queijo coalho ou requeijão cremoso) e o recheio desejado.
“A única coisa que eu evito é usar elementos muito líquidos, porque aí eles podem escorrer da massa. Entre as opções que eu mais gosto estão os recheios de salmão com aspargos, carne-seca com requeijão e mignon com molho mostarda”, explica o chef.
Para o preparo, a técnica é sempre a mesma: cortar os ingredientes em cubos e salteá-los em azeite de oliva.
Para os recheios doces, como os de chocolate, por exemplo, uma sugestão é derreter a barra em banho-maria com creme de leite, fazendo um ganache, e misturar com frutas como morango e banana.
* * *
Serviço:
Panquecaria Du Napoleão. Av. Vicente Machado, 1.482, Batel – (41) 3324-5071
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião