• Carregando...

Pratos sem carne, com verduras e legumes orgânicos e um toque de temperos brasileiros e indianos. Este é o tipo de culinária que o cliente encontra no restaurante vegetariano Mahatma Gourmet. Inaugurado há três meses no Bom Retiro, o local tem uma proposta interessante: refeições leves para o dia a dia, que não apenas explorem a diversidade de sabores dos ingredientes naturais como transforme o almoço em um momento calmo e agradável, para repor as energias. O bufê livre custa R$ 16 por pessoa.

O proprietário do restaurante, Vladmir Scanavaca, explica que durante todo o mês nenhum prato é repetido e que além dos quentes, todos os dias tem salada de folhas e chá mate natural para acompanhar. “Tentamos não ficar no comum da comida vegetariana. E demos uma roupagem gourmet às refeições. Por isso os pratos são criativos e caprichados, inspirados em dois restaurantes vegetarianos famosos, o Moinho de Pedras, em São Paulo, e o Miss Saigon em Portugal”, explica.

Os pratos mesclam a culinária nacional com a internacional, como a asiática e italiana, sem que o bufê se restrinja a um só tipo de comida. Dentre as opções estão o suppli di riso – um bolinho italiano de risoto – , medalhão de abobrinha ao molho de queijo, arroz de linhaça e sementes de mostarda, almôndegas de tofu ao sugo e lentilha libanesa com maçã e banana. Segundo o proprietário, feijão e arroz – pratos tipicamente brasileiros – não podem faltar e estão presentes no cardápio todos os dias. Mas se engana quem pensa que por isso eles não fogem do comum. Para dar um toque especial, são incrementados com frutas naturais ou secas.

Assim que o cliente se serve dá para sentir o aroma da comida, que é temperada com ervas como alecrim, manjericão e sálvia. Na hora de provar, a sensação é de que o paladar de uma simples abobrinha pode ser realçado e ficar mais interessante com um toque original.

Complementos

Para encerrar, as sobremesas servidas são sempre leves e com sabor suave, como frutas flambadas, crumble de banana – uma massa fina semelhante a uma torta recheada –, creme de coco e torta romeu e julieta – com queijo e goiabada.

Para beber, se a pessoa não quiser o mate, que está incluso no preço, pode pedir refrigerante, água ou suco de frutas.

Toque indiano

Scanavaca foi professor de ioga por 20 anos e neste período foi várias vezes à Índia para fazer cursos. Foi de lá que trouxe a ideia de que a hora da refeição deve ser tranquila e que um prato bem feito reflete mais do que textura e sabor, mas também o cuidado com que é produzido. “Acredito na energia dos alimentos e que se forem bem feitos deixam a pessoa bem para o resto do dia”, diz.

A influência indiana também está no ambiente, que é bem iluminado e arejado. A decoração conta com peças trazidas da Índia, que estavam no acervo do proprietário, e a música é temática e baixa, o que ajuda a relaxar e aproveitar melhor a refeição.

A capacidade do Mahatma é para 40 pessoas e o cliente pode receber o cardápio por e-mail todos os dias. Para isso basta preencher um cadastro no local. Uma vez por mês acontece uma palestra, em um salão nos fundos do restaurante, sobre vegetarianismo, dada por médicos e nutricionistas. A entrada é franca e o evento é avisado por e-mail para os cadastrados.

Serviço:

O preço é por pessoa, com chá mate gelado e sobremesa inclusos: R$ 16. Rua Professor Macedo Filho, 199, Bom Retiro. Contato pelo (41) 3022-6875. Aberto de segunda a sábado, apenas para o almoço, das 11h às 14h30. Para receber o cardápio mande e-mail para o contato@mahatmagourmet.com.br. Aceita todos os cartões de crédito, débito e vale-refeição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]