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Marcelo Elias / Gazeta do Povo

Se você espera encontrar no Guilleo Caffè Concetto uma cafeteria tradicional, irá se surpreender. Inaugurado em dezembro, o lugar segue na contramão do conceito pré-estabelecido. A começar pelo visual clean na decoração, nos móveis e na arquitetura da casa, que nada lembra o aspecto de empório da maioria dos cafés curitibanos. E mais: além da bebida que dá nome ao estabelecimento, os clientes encontram um menu com frozens, cervejas especiais, vinhos, lanches e um inusitado cardápio de um só prato no almoço e jantar.

Segundo o barista e proprietário, Guilherme Scorsin Krüeger, o Guilleo pretende criar conceito. “A casa reúne algumas propostas ainda pouco exploradas em Curitiba”, diz. A principal delas talvez seja a multifuncionalidade. Apesar de ser definida como café, facilmente poderia passar por bistrô ou bar para happy hour, já que atende também essas duas demandas.

Mesmo com as variadas op­ções, a principal bebida da casa foi escolhida para não decepcionar. A aposta é nos produtos da Lucca Café – empresa que fornece grãos brasileiros especiais. Entre as opções, destaque para o Caffè Mocha (R$ 7,50), feito com chocolate belga e para os capuccinos aromatizados (R$ 7,50). Se não falta requinte, também não falta charme: os cafés são passados na mesa, na frente do cliente.

Os diferenciais começam a surgir, porém, nas opções além-café. Algumas delas feitas sob medida para o calor. “Os brasileiros ainda veem as cafeterias como ambientes só para o inverno, por isso decidi incluir opções para o verão”, explica Krüeger. Os frozens (a partir de R$ 7,90) são o principal destaque. O barista ga­rante que a sua receita é inovadora. “Geralmente o mercado faz frozens com suco bem gelado de fruta batida, o que na verdade é um smoothie, ou com iogurte natural. O nosso é diferente, tem base de café.”

Junto com a base, as bebidas levam fruta (como pistache, morango com chocolate e chocolate com menta), iogurte ou até bebidas alcoólicas.

Para quem não gosta dos frozens, uma alternativa são as cervejas especiais. O Guilleo oferece rótulos das cervejarias Baden Baden, Eisenbhan e Devassa. Custam a partir de R$ 5,70 (De-vassa Loira).

Uma das grandes apostas, porém, nada tem a ver com café ou com calor. Krüeger resolveu adotar em seu estabelecimento o conceito de “menu único”. A casa atende durante o almoço e jantar, mas serve apenas um prato: um entrecôte com batatas fritas. “Esta é uma ideia francesa. Lá, vários restaurantes são especializados em um único prato, em vez de várias opções”, explica o barista. No Brasil, a ideia ainda é inovadora e praticada por poucos estabelecimentos.

O empresário garante que não tem medo de perder clientela oferecendo apenas uma opção. “É um conceito que deu certo na França. Como tudo que é novo, precisa apenas que os consumidores se adaptem”, diz.

O entrecôte é um corte nobre de carne bovina. Para personalizá-lo, o chef responsável pelo prato, Alessander Cordeiro, criou vários molhos para a escolha do cliente, como Barbecue, Pesto e Morango com Pimenta (este último o preferido dos frequentadores). O prato é servido com salada de parmesão, folhas e tomate cereja e está com preço promocional de R$ 19,90 em fevereiro (a partir de março, custará R$ 21,90). “Para acompanhar esta refeição temos uma carta com 20 rótulos de vinhos (incluídos brancos, tintos e espumantes)”, destaca o proprietário.

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