Ele pode não ter vencido o concurso Desafio do Chef 2012, do Bom Gourmet, mas com certeza o publicitário Lisandro Wolski conquistou os jurados pela apresentação de um prato simples e bem curitibano: a carne-de-onça.
O aspirante a chef explica que a receita surgiu na brincadeira, quando cozinhava para amigos. “Eu queria juntar este preparo tradicional à cozinha oriental, que eu adoro”, diz. Da união inusitada surgiu a Onça in Roll, prato que lembra um sushi, mas que é feito com pão de forma recheado com carne moída.
Wolski participou da última etapa do concurso, cujo tema era gastronomia paranaense. “O prato já existia e foi minha oportunidade”, conta.
Ele ensina que o preparo é muito rápido, mas algumas dicas são importantes. A carne deve ser o miolo de patinho sem gordura. “É fundamental que ela seja moída três vezes. Peça isso ao açougueiro. E quanto mais fresca melhor”, afirma.
A carne recebe, entre outros temperos, o uísque, que não pode ser forte, caso contrário o sabor fica muito acentuado. Entre os apetrechos necessários para fazer os sushis de carne-de-onça está o rolo de macarrão e a esteira de bambu japonesa. E, na hora de comer, pode-se usar hashi (os famoso pauzinhos).
Para quem não está muito disposto a arregaçar as mangas, uma boa notícia: o pestisco deve entrar no cardápio do bar Cana Benta nos próximos dias.
* * *
Deixe sua opinião