A temporada de verão 2024/2025 vai consolidar Florianópolis como a terceira cidade do Brasil com maior movimento de passageiros em voos internacionais, atrás apenas de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão). Só para o período entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025 estão previstos mais de 3 mil pousos e decolagens de e para destinos fora do país.
De acordo com a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o aeroporto Hercílio Luz, o crescimento no movimento internacional deve ser superior a 60% na comparação com a temporada anterior, aproximando-se de 500 mil passageiros em apenas três meses. Há dias em que estão programados até 50 voos internacionais, de 10 companhias aéreas, conectando a capital catarinense a nove cidades de sete países diferentes.
As principais novidades da temporada são as rotas para Cidade do Panamá, operadas pela Copa Airlines, e para Lisboa, pela TAP. Essas ligações estrearam em junho e setembro, respectivamente, e chegam pela primeira vez ao período do verão. A conexão para a capital portuguesa foi antecipada devido ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre em decorrência das enchentes, em 2024, e é a que transporta mais passageiros por voo: 269 poltronas estão disponíveis no Airbus A330-200.
A partir de Florianópolis ainda é possível voar para Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza), Córdoba, Rosário, Montevidéu, Lima, Assunção e Santiago. A capital chilena, aliás, é o terceiro maior mercado do aeroporto de Florianópolis, com mais de 30 mil passageiros por mês, ficando atrás apenas de Congonhas e Guarulhos. Para a temporada são oito voos diários, sendo três da Latam, três da Sky e dois da JetSmart.
Buenos Aires é um dos destinos mais importantes para Florianópolis, com voos da Gol, JetSmart, Flybondi e Aerolíneas Argentinas. A estatal argentina retornará ao aeroporto com 14 frequências semanais durante a temporada, enquanto a low cost Flybondi ampliou de três para 18 voos semanais.
Crescimento tem participação do poder público
A Zurich Airport assumiu a concessão do aeroporto de Florianópolis em 2018 e desde então tem buscado ampliar as conexões internacionais como forma de aumentar a oferta e, consequentemente, os retornos financeiros para o terminal. A taxa de embarque internacional paga pelo passageiro é de R$ 90,18.
Não só na temporada, mas nos últimos meses o aumento nas conexões para outros países tem sido consistente. Entre março e novembro de 2024, embarcaram e desembarcaram 552.832 pessoas em 4.282 voos internacionais no aeroporto Hercílio Luz, o que representa um aumento de 170% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento, segundo a Zurich Airport Brasil, é resultado do trabalho entre a concessionária, governos de Santa Catarina e de Florianópolis e de organizações de promoção turística do estado. “A diversidade de voos que oferecemos aos nossos passageiros nessa temporada consolida o aeroporto de Florianópolis como a porta de entrada de Santa Catarina”, afirmou o diretor-executivo da concessionária, Ricardo Gesse.
Movimento de voos internacionais em Florianópolis tem projeção de ser 60% a mais do que na temporada anterior, com até 50 voos diários.
Santa Catarina tem participado de eventos fora do país para promover o estado e atrair companhias aéreas para além de conexões já consolidadas, como Argentina e Chile. Além disso, no fim de 2023, o governo catarinense implementou uma redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação.
A tributação de 17% pode cair até 1,5% se as companhias aéreas cumprirem alguns critérios, como aumento nas rotas dentro do estado e também internacionais — isso vale, especialmente, para as empresas brasileiras. Hoje, a Azul tem voos de Florianópolis para Montevidéu e Assunção; a Gol voa para Buenos Aires, Córdoba e Rosário; e a Latam tem voos diretos para Santiago.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião