Flybondi e Sky aumentaram frequência de voos em Florianópolis.| Foto: Divulgação/Floripa Airport
Ouça este conteúdo

A temporada de verão 2024/2025 vai consolidar Florianópolis como a terceira cidade do Brasil com maior movimento de passageiros em voos internacionais, atrás apenas de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão). Só para o período entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025 estão previstos mais de 3 mil pousos e decolagens de e para destinos fora do país.

CARREGANDO :)

De acordo com a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o aeroporto Hercílio Luz, o crescimento no movimento internacional deve ser superior a 60% na comparação com a temporada anterior, aproximando-se de 500 mil passageiros em apenas três meses. Há dias em que estão programados até 50 voos internacionais, de 10 companhias aéreas, conectando a capital catarinense a nove cidades de sete países diferentes.

As principais novidades da temporada são as rotas para Cidade do Panamá, operadas pela Copa Airlines, e para Lisboa, pela TAP. Essas ligações estrearam em junho e setembro, respectivamente, e chegam pela primeira vez ao período do verão. A conexão para a capital portuguesa foi antecipada devido ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre em decorrência das enchentes, em 2024, e é a que transporta mais passageiros por voo: 269 poltronas estão disponíveis no Airbus A330-200.

Publicidade

A partir de Florianópolis ainda é possível voar para Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza), Córdoba, Rosário, Montevidéu, Lima, Assunção e Santiago. A capital chilena, aliás, é o terceiro maior mercado do aeroporto de Florianópolis, com mais de 30 mil passageiros por mês, ficando atrás apenas de Congonhas e Guarulhos. Para a temporada são oito voos diários, sendo três da Latam, três da Sky e dois da JetSmart.

Buenos Aires é um dos destinos mais importantes para Florianópolis, com voos da Gol, JetSmart, Flybondi e Aerolíneas Argentinas. A estatal argentina retornará ao aeroporto com 14 frequências semanais durante a temporada, enquanto a low cost Flybondi ampliou de três para 18 voos semanais.

Crescimento tem participação do poder público

A Zurich Airport assumiu a concessão do aeroporto de Florianópolis em 2018 e desde então tem buscado ampliar as conexões internacionais como forma de aumentar a oferta e, consequentemente, os retornos financeiros para o terminal. A taxa de embarque internacional paga pelo passageiro é de R$ 90,18.

Não só na temporada, mas nos últimos meses o aumento nas conexões para outros países tem sido consistente. Entre março e novembro de 2024, embarcaram e desembarcaram 552.832 pessoas em 4.282 voos internacionais no aeroporto Hercílio Luz, o que representa um aumento de 170% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse crescimento, segundo a Zurich Airport Brasil, é resultado do trabalho entre a concessionária, governos de Santa Catarina e de Florianópolis e de organizações de promoção turística do estado. “A diversidade de voos que oferecemos aos nossos passageiros nessa temporada consolida o aeroporto de Florianópolis como a porta de entrada de Santa Catarina”, afirmou o diretor-executivo da concessionária, Ricardo Gesse.

Publicidade

Movimento de voos internacionais em Florianópolis tem projeção de ser 60% a mais do que na temporada anterior, com até 50 voos diários.

Santa Catarina tem participado de eventos fora do país para promover o estado e atrair companhias aéreas para além de conexões já consolidadas, como Argentina e Chile. Além disso, no fim de 2023, o governo catarinense implementou uma redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação.

A tributação de 17% pode cair até 1,5% se as companhias aéreas cumprirem alguns critérios, como aumento nas rotas dentro do estado e também internacionais — isso vale, especialmente, para as empresas brasileiras. Hoje, a Azul tem voos de Florianópolis para Montevidéu e Assunção; a Gol voa para Buenos Aires, Córdoba e Rosário; e a Latam tem voos diretos para Santiago.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]