• Carregando...
Aeroporto Porto Alegre Azul
Azul foi a primeira companhia aérea a pousar no aeroporto de Porto Alegre após fechamento.| Foto: Guilherme Mion/Divulgação/Azul

Após 171 dias fechado em decorrência dos prejuízos causados pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber voos comerciais. O primeiro pouso foi de um avião da Azul, procedente de Campinas, às 8h03 desta segunda-feira (21), transportando 174 passageiros e seis tripulantes.

Neste primeiro dia da retomada, estão previstas 71 operações de pousos e decolagens da Azul, Gol e Latam. Entre origens e destinos estão, além de Campinas, São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro (Galeão). Em novembro, serão 122 movimentos por dia, incluindo outras rotas, como Curitiba. Os voos internacionais voltarão a operar em dezembro.

Aeroporto de Porto Alegre deve voltar a operar sem restrições no mês de dezembro.

A retomada ocorre de forma parcial. A pista do aeroporto, que ficou 75% submersa pela água em maio, está funcionando com apenas 1.730 metros de comprimento. Os 1,3 mil metros restantes seguem em obras de reparo e têm previsão de estarem disponíveis em 16 de dezembro, quando o aeroporto Salgado Filho voltará a operar sem restrições.

"Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado", comemorou a diretora-executiva da Fraport Brasil, Andreea Pal.

Durante o período de fechamento, parte dos voos foi direcionada para a Base Aérea de Canoas, a 10 quilômetros do aeroporto de Porto Alegre. As companhias aéreas também ampliaram frequências para outras cidades do estado, como Caxias do Sul, na tentativa de minimizar os efeitos na malha aérea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]