O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, no final da manhã desta terça (15), que o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal mais cedo pode ter sido causado por uma falha em uma subestação de transmissão de energia na cidade de Imperatriz, no Maranhão.
“Houve um problema em Imperatriz”, disse Alckmin na saída do Palácio do Planalto para participar de um evento, sem dar mais detalhes. De acordo com ele, o Ministério de Minas e Energia (MME) identificou o problema e rapidamente acionou técnicos para corrigir a falha. A causa em si, no entanto, ainda vai ser verificada, segundo o vice-presidente.
Alckmin afirmou que ficou sabendo do apagão logo após a falha, por volta das 8h31, e que foi sendo informado pelos técnicos do MME sobre a retomada do abastecimento. “Está praticamente superado”, afirmou.
Ainda segundo o vice-presidente, o abastecimento de energia elétrica já estava totalmente recuperado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, mais de 80% no Nordeste e 40% no norte.
Há a expectativa de que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) dê mais detalhes sobre o apagão em uma entrevista coletiva no final da tarde. Pela manhã, o órgão informou que houve uma queda de 16 mil MW de transmissão em todo o país.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Partido Novo denuncia censura no Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião