O apagão cibernético global desta sexta-feira (19) causou cancelamentos e atrasos em voos nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Recife; Confins, em Belo Horizonte; e Manaus. Cerca de 40 voos foram afetados, e algumas companhias aéreas precisaram realizar o check-in manualmente.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o apagão cibernético impactou operações de check-in, gerando grandes filas em alguns aeroportos. O ministério, junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está acompanhando a situação:
- Azul Linhas Aéreas: reconheceu possíveis atrasos e recomendou que os passageiros cheguem mais cedo aos aeroportos. A empresa registrou 20 voos cancelados e 16 atrasados até às 14h.
- Gol: Informou que suas operações não foram afetadas. A companhia teve apenas um voo atrasado, até o início da tarde.
- Latam: Não registrou voos atrasados ou cancelados.
- Voepass e JetSmart: Cada uma teve um voo atrasado, até o início da tarde.
Apagão cibernético causou cerca de 1,5 mil cancelamentos de voos no planeta
Desde a noite de quinta-feira (18), usuários dos serviços da Microsoft notaram problemas, especialmente nos serviços de nuvem. Na manhã de sexta-feira (19), descobriu-se que uma atualização defeituosa de software de segurança da CrowdStrike afetou voos, bancos e hospitais.
Segundo a empresa de análise de aviação Cirium, mais de 1,5 mil voos foram cancelados no mundo, até o início da tarde. “Sentimos muito pelo impacto que causamos,” disse George Kurtz, chefe executivo da CrowdStrike, em entrevista à NBC. “Identificamos o bug rapidamente e remediamos o problema,” afirmou.
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