O apagão que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz e que demorou seis horas para ser resolvido, na terça (15), deixou sete deles completamente sem fornecimento de energia elétrica, de acordo com o relatório diário do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado na manhã desta quarta (16).
O chamado Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) aponta que as cinco regiões do país foram afetadas pelo apagão, e que 18 estados tiveram o abastecimento de energia elétrica parcialmente interrompido. Apenas Roraima não foi atingido por não estar conectado ao Sistema Interligado Nacional (SNI).
Segundo o ONS, confirmando as informações divulgadas nas primeiras horas do apagão, às 8h31 houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste / Centro-Oeste, com a abertura das interligações entre as duas áreas (veja na íntegra). O volume descarregado, no entanto, foi maior do que o estimado inicialmente: 18,9 mil MW, contra 16 mil apurados nas primeiras horas, correspondente a 27% do consumido no momento do apagão.
Na sequência, o relatório informa que ocorreu o desligamento parcial do abastecimento dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e do Piauí, com a interrupção de 5.138 MW de cargas.
“No submercado Norte ocorreu o desligamento total dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins. O estado de Roraima permaneceu atendido de forma isolada do SIN. Neste submercado ocorreu a interrupção de aproximadamente 6.803 MW de cargas”, continuou retomando pouco depois os outros dois estados que tiveram interrupção total de abastecimento, Acre e Rondônia, com o corte de mais 5.289 NW de carga.
O relatório do Operador Nacional do Sistema ressalta que os demais estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul tiveram interrupção parcial do abastecimento.
A recomposição da energia, afirma, começou a ser restabelecida às 8h43 pela região Sul, depois às 8h52 no Sudeste, e a conclusão do Sistema Interligado Nacional às 14h49.
Apesar de informar o comportamento do sistema elétrico ao longo de todo o dia, o IPDO não informa onde ocorreu a falha e nem o que pode ter gerado a ocorrência.
O ONS informou na terça (15) que deve divulgar até quinta (17) o que levou ao apagão em todo o país e qual pode ter sido a outra falha além da já apurada, de que houve uma sobrecarga na geração de energia no estado do Ceará.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião