O apagão que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz e que demorou seis horas para ser resolvido, na terça (15), deixou sete deles completamente sem fornecimento de energia elétrica, de acordo com o relatório diário do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado na manhã desta quarta (16).
O chamado Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) aponta que as cinco regiões do país foram afetadas pelo apagão, e que 18 estados tiveram o abastecimento de energia elétrica parcialmente interrompido. Apenas Roraima não foi atingido por não estar conectado ao Sistema Interligado Nacional (SNI).
Segundo o ONS, confirmando as informações divulgadas nas primeiras horas do apagão, às 8h31 houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste / Centro-Oeste, com a abertura das interligações entre as duas áreas (veja na íntegra). O volume descarregado, no entanto, foi maior do que o estimado inicialmente: 18,9 mil MW, contra 16 mil apurados nas primeiras horas, correspondente a 27% do consumido no momento do apagão.
Na sequência, o relatório informa que ocorreu o desligamento parcial do abastecimento dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e do Piauí, com a interrupção de 5.138 MW de cargas.
“No submercado Norte ocorreu o desligamento total dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins. O estado de Roraima permaneceu atendido de forma isolada do SIN. Neste submercado ocorreu a interrupção de aproximadamente 6.803 MW de cargas”, continuou retomando pouco depois os outros dois estados que tiveram interrupção total de abastecimento, Acre e Rondônia, com o corte de mais 5.289 NW de carga.
O relatório do Operador Nacional do Sistema ressalta que os demais estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul tiveram interrupção parcial do abastecimento.
A recomposição da energia, afirma, começou a ser restabelecida às 8h43 pela região Sul, depois às 8h52 no Sudeste, e a conclusão do Sistema Interligado Nacional às 14h49.
Apesar de informar o comportamento do sistema elétrico ao longo de todo o dia, o IPDO não informa onde ocorreu a falha e nem o que pode ter gerado a ocorrência.
O ONS informou na terça (15) que deve divulgar até quinta (17) o que levou ao apagão em todo o país e qual pode ter sido a outra falha além da já apurada, de que houve uma sobrecarga na geração de energia no estado do Ceará.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião