A pesquisa CNT de Rodovias 2024, feita pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), mostra que a maioria das rodovias de Santa Catarina está em condições regulares e ruins. O estudo percorreu 3.510 quilômetros de estradas no estado para fazer a avaliação.
A CNT classificou as estradas de todo o Brasil entre "ótimas", "boas", "regulares", "ruins" e "péssimas", com base em três características principais: pavimentação, sinalização e geometria. O primeiro item avalia a cobertura asfáltica e buracos na pista, o segundo leva em conta a instalação de placas e sinalização adequada, e o terceiro analisa o desenho do trajeto, observando a quantidade de pistas duplas e triplas.
Dos 3.510 quilômetros analisados pela CNT no estado catarinense, 1.463 estão em situação regular, o que equivale a 41,6% do total. Já as estradas em condições ruins somam 725 quilômetros (20,7%). Há ainda 235 quilômetros em péssimas condições, representando 6,7% do total.
Por outro lado, 277 quilômetros estão em ótimo estado de conservação, o equivalente a 7,9% do total. As estradas em boas condições somam 810 quilômetros, representando 23,1% de toda a malha rodoviária catarinense analisada no estudo.
As melhores rodovias de Santa Catarina
Dois trechos da malha de Santa Catarina estão em ótimas condições, segundo a CNT. O primeiro é na BR-101, nos 246 quilômetros entre Paulo Lopes e Passo de Torres, já na divisa com o Rio Grande do Sul. O outro está na BR-283, entre Campos Novos e Encruzilhada, na região oeste catarinense — são 31 quilômetros de estrada em ótimas condições.
As duas rodovias que são concessionadas em Santa Catarina apresentam um bom estado geral de conservação, na média. A BR-101, que corta o estado de norte a sul próxima ao litoral, é uma delas. Nos trechos ótimos, a concessão é da CCR ViaCosteira. No restante, considerado bom, a concessão é da Arteris Litoral Sul. Há, porém, alguns poucos trechos em condições regulares, como São José-Palhoça e Balneário Camboriú-Itapema.
Já a BR-116, que também cruza Santa Catarina de norte a sul, mas pela região central, tem boas condições nos 311 quilômetros entre Mafra, na divisa com o Paraná, e Capão Alto, na fronteira com o Rio Grande do Sul — essa estrada é administrada pela Arteris Planalto Sul.
As piores estradas de Santa Catarina
Pelo relatório da CNT, Santa Catarina tem três rodovias em péssimas condições de conservação, as três de responsabilidade do governo do estado. A SC-477, no Planalto Norte, está péssima entre Canoinhas e Papanduva.
No meio-oeste catarinense, a SC-350 entre Caçador e Água Doce, é considerada péssima. A SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, no noroeste do estado, também apresenta péssimas condições.
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