Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta terça-feira (22) em Natal, no Rio Grande do Norte. Informações preliminares apontam que foi um caça F-5 EM Tiger II, que estava na cidade para participar da CRUZEX, um exercício aéreo multinacional.
Diversas aeronaves da FAB começaram a se deslocar para a Base Aérea de Natal (BANT) para participar do evento aéreo que ocorre no início de novembro. Há informações de que o piloto conseguiu se ejetar, após aeronave ter problemas nos motores.
Relatos iniciais apontam que, logo após a decolagem, o caça enfrentou problemas nos motores, sendo possível ver em vídeos chamas saindo da aeronave. O piloto conseguiu se ejetar pouco antes do impacto com o solo, que resultou em uma grande explosão seguida de uma densa coluna de fumaça.
Em nota à Gazeta do Povo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que "uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento".
"O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB", explicou.
A queda ocorreu próximo ao bairro Parnamirim, que fica na região metropolitana de Natal. Bombeiros já estão atuando para conter o incêndio causado pelas chamas da aeronave. Ainda não há informações de vítimas no local.
A FAB também disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF