ATR-72-500 similar ao que caiu em Vinhhedo| Foto: Pierre Barthe/ATR
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O ATR 72-500 da Voepass, que operava o voo 2283 entre Cascavel e São Paulo/Guarulhos e que caiu em Vinhedo (SP), decolou com 18 minutos de atraso do aeroporto Adalberto Mendes da Silva, às 11h58, segundo o site de monitoramento de voos FlightRadar24. Era a segunda vez no mês que o avião, de prefixo PS-VPB, fazia esse voo. O outro foi no dia 1°.

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A previsão era chegar às 13h50 no maior terminal aéreo brasileiro. A bordo, de acordo com a empresa aérea, estavam 61 pessoas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes. Todos morreram, de acordo com a Prefeitura de Vinhedo.

Os últimos registros no site foram às 13h22, na região onde ocorreu o acidente. O avião estava a 1.250 metros de altitude, a uma velocidade de 48 km por hora em relação ao solo e caindo a 12,9 mil pés por minuto (3.940 metros por minuto). A queda ocorreu a 14 quilômetros do aeroporto internacional de Campinas.

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O equipamento tinha 14 anos. Já tinha operado por empresas na Itália, Albânia e Indonésia, Estava na frota da VoePass desde outubro de 2022.

Era o quarto voo que estava fazendo no dia. O primeiro trajeto foi de Guarulhos a Ribeirão Preto (SP). Ele partiu às 0h12 e chegou à 1h00. Depois de 4h30, às 5h30, decolou de volta para Guarulhos. Às 9h06, com um atraso de 46 minutos, decolou em direção à Cascavel, onde pousou às 11h17.

No dia anterior, fizera cinco voos. Saiu de São José do Rio Preto (SP) para Guarulhos. De lá foi para Rio Verde (GO) e retornou. A sequência foi um voo para Goiânia. O avião chegou na cidade paulista às 19h26.

O ATR 72-500 é um turboélice de fabricação franco-italiana, com capacidade para transportar até 68 passageiros. É usado em voos regionais. Pode voar a uma velocidade de 511 quilômetros por hora. Tem uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. O peso máximo que o avião pode transportar em serviço é de 7 mil quilos.

Pior acidente da aviação comercial em 2024

Segundo o site especializado em segurança aeronáutica Aviation Safety Network, é o pior acidente da aviação comercial neste ano. É também o segundo pior acidente com um ATR 72-500. Em 15 de janeiro de 2023, um avião da companhia nepalesa Yeti Airlines, caiu durante a aproximação para o aeroporto internacional de Pokhara (Nepal). 72 pessoas morreram.

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No Brasil, é o sexto maior acidente da aviação comercial em número de vitimas. O maior envolveu um Airbus 330 da Air France, em 1° de junho de 2009, que fazia o voo Rio de Janeiro-Paris. O avião, que transportava 228 pessoas, caiu no Oceano Atlântico.

Outras ocorrências com aviões da VoePass

Não é a primeira vez que aviões da VoePass ou da Passaredo Linhas Aéreas (antigo nome) se envolvem em ocorrências. Em 27 de maio de 2019, outro ATR 72-00 se envolveu em um incidente durante um pouso em Ribeirão Preto (SP), com 61 pessoas a bordo, procedente de Goiânia. Um helicóptero estava a uma direção muito próxima da trajetória do avião e foi orientado a mudar de trajeto.

Já em 14 de novembro de 2021, um avião do mesmo tipo, com 27 pessoas a bordo, perdeu altitude devido a um problema meteorológico durante a decolagem, em Presidente Prudente (SP). A tripulação conseguiu recuperar a trajetória e conseguiu pousar com segurança em Guarulhos.

Em 22 de dezembro de 2022, uma aeronave similar da companhia que decolara de São José do Rio Preto para São Paulo/Congonhas chocou-se com aves durante a aterrissagem. Foram registrados danos no nariz da aeronave.