• Carregando...
Queda avião Ubatuba
Imagens mostram avião atravessando pistas de avenida próximo ao aeroporto da cidade no litoral paulista.| Foto: reprodução/redes sociais

Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas na queda de um avião de pequeno porte na manhã desta quinta (9) em Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo. O acidente ocorreu no momento em que o piloto tentava pousar no Aeródromo Estadual da cidade e acabou atravessando o final da pista de pouso.

Cinco pessoas estavam a bordo, sendo uma família e o piloto que estava preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu enquanto passava pelo procedimento de socorro. Já os pais e duas crianças foram levadas à Santa Casa da cidade com ferimentos, segundo a prefeitura da cidade.

Outras três pessoas que estavam em uma praça na orla da praia do Itaguá também ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital. Inicialmente, a prefeitura havia informado que o acidente tinha provocado a morte de mais uma pessoa na praça, mas corrigiu a informação posteriormente.

No entanto, de acordo com a capitão Karoline Magalhães, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, há um desencontro com as informações da prefeitura e afirma que apenas uma pessoa ficou ferida na praça -- reduzindo o número de feridos para cinco. A reportagem aguarda atualização da administração municipal.

A capitão informou, ainda, que a família composta pelo pai, a mãe e duas crianças (um menino e uma menina) foi resgatada "aparentemente estabilizados, conscientes e entregues às equipes da Santa Casa de Ubatuba", disse à GloboNews.

"Os trabalhos continuam em relação à segurança no local para evitar que o incêndio tenha uma reignição e que as pessoas cheguem perto da fuselagem. A situação está controlada. A prefeitura e equipes do aeroporto vão começar a remover essa aeronave da praia, por conta da proximidade do fim de semana", completou.

Segundo a apuração, dos quatro ocupantes do avião que sobreviveram ao acidente, três estão internados em estado grave e um, o pai, estável.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o avião em alta velocidade atravessando a avenida que fica na cabeceira da pista do aeroporto e a praça antes de parar no mar. Veja abaixo a localização do aeródromo e a faixa litorânea onde a aeronave se acidentou:

Equipes das forças de segurança, incluindo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), estão no local para controlar a situação e investigar as causas do incidente. A Defesa Civil deslocou cinco viaturas e 12 bombeiros para atuarem no local.

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, afirmou a jornalistas em um evento que o governo do estado acompanha o desenrolar da apuração.

Avião ultrapassou limite da pista

O procedimento de "excursão de pista", quando a aeronave ultrapassa o final da pista de pouso, foi confirmado pela Rede Voa, concessionária do terminal. Testemunhas dizem ter notado um som além do normal das turbinas do avião.

Ainda de acordo com a Rede Voa, a aeronave saiu do município de Mineiros (GO) e tentou pousar em Ubatuba sob condições climáticas classificadas como "degradadas" pela empresa, com chuva e pista molhada.

A aeronave envolvida é um modelo Cessna 525, fabricado em 2008, com matrícula PR-GFS. O avião tem capacidade para transportar até sete passageiros.

Segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação de aeronavegabilidade do avião era considerada “normal”. No entanto, ele estava com a operação negada para táxi aéreo.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) também confirmou o acidente e informou que será investigado pelo Seripa IV, o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]