Belo Horizonte completou 90 dias sem chuva nesta sexta-feira (19). A última chuva na capital mineira ocorreu em 19 de abril. De acordo com a Defesa Civil, esta é a maior estiagem dos últimos cinco anos na cidade.
Além da estiagem, Belo Horizonte enfrenta baixa umidade relativa do ar, que neste mês tem oscilado entre 25% e 30%, bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas só devem retornar em setembro, prolongando a estiagem para até 150 dias. O tempo seco deve continuar em agosto.
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão passando por um julho mais quente que o normal, com temperaturas máximas até 5ºC acima da média para a época.
Seca e baixa umidade causam impactos na saúde
A OMS alerta que o tempo seco pode causar problemas de saúde como alergias, dores de cabeça, sangramento nasal, irritação nos olhos, tosse e problemas respiratórios. Recomendações para esses períodos incluem:
- Beber bastante líquido
- Fazer atividades físicas em horários de sol menos intenso
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Utilizar hidratante para pele
- Umidificar o ambiente
Com estiagem, Belo Horizonte sofre com queimadas
O tempo seco também tem contribuído para o aumento de queimadas. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais emite alertas semanais para a população. Em média, são registrados 38 incêndios em vegetação por dia no estado mineiro.
Em maio, foram mais de 3 mil ocorrências de queimadas, o maior número para o período desde 2020. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a imprudência das pessoas e as mudanças climáticas têm agravado o problema.
De janeiro a maio de 2024, houve um aumento de mais de 70% nas queimadas. Em junho, o número ultrapassa mais de 1,2 mil ocorrências.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF