Aos 92 anos, o cacique da etnia caiapó e liderança indígena ligado a ONGs, Raoni Metuktire, disse nesta sexta-feira (7) que a tragédia climática no Rio Grande do Sul é "consequência dos próprios homens brancos". A declaração foi feita durante o seminário da Semana do Meio Ambiente, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Segundo Raoni, caso se queira evitar novas tragédias, a humanidade precisa refletir sobre a própria responsabilidade em provocar extremos da natureza
“Eu não sei se as pessoas vão acordar depois disso. Mas sugiro que, depois dessa tragédia causada pelos próprios homens brancos, que destrói a natureza, faz casas onde não deve, que haja reflexão sobre o que está acontecendo. São eles que provocam e sofrem as consequências", declarou. E ele ainda acrescentou: "eu conheci muitos espíritos de água e floresta. E o discurso deles é o mesmo: se eles continuarem sendo ameaçados, vão atacar. Isso não é bom para nós. É preciso cuidar melhor. Todos devem conversar para poder seguir o caminho certo”.
Para ele, a luta em defesa do meio ambiente é longa e precisa ser renovada com o fortalecimento de jovens lideranças indígenas. E que o futuro do planeta depende da união dos diferentes povos.
“Há muitos anos, nossos ancestrais, os dos homens brancos e dos povos indígenas, se mataram aqui nessa terra, no Brasil. Teve guerra, violência. Deixem o passado para trás. Vamos pensar e nos preocupar agora com o futuro. Para o nosso bem, devemos pensar mais nas florestas, rios e em todo o meio ambiente”, afirmou o cacique.
A tragédia no Rio Grande do Sul contabiliza mais de 160 mortos e cerca de 700 mil desabrigados. Quase 2,3 milhões de gaúchos foram afetados pelas inundações, em 460 dos 497 municípios do estado.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião