• Carregando...
cacique da etnia caiapó e liderança indígena ligado a ONGs, Raoni Metuktire,
cacique da etnia caiapó e liderança indígena ligado a ONGs, Raoni Metuktire,| Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Aos 92 anos, o cacique da etnia caiapó e liderança indígena ligado a ONGs, Raoni Metuktire, disse nesta sexta-feira (7) que a tragédia climática no Rio Grande do Sul é "consequência dos próprios homens brancos". A declaração foi feita durante o seminário da Semana do Meio Ambiente, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Segundo Raoni, caso se queira evitar novas tragédias, a humanidade precisa refletir sobre a própria responsabilidade em provocar extremos da natureza

“Eu não sei se as pessoas vão acordar depois disso. Mas sugiro que, depois dessa tragédia causada pelos próprios homens brancos, que destrói a natureza, faz casas onde não deve, que haja reflexão sobre o que está acontecendo. São eles que provocam e sofrem as consequências", declarou. E ele ainda acrescentou: "eu conheci muitos espíritos de água e floresta. E o discurso deles é o mesmo: se eles continuarem sendo ameaçados, vão atacar. Isso não é bom para nós. É preciso cuidar melhor. Todos devem conversar para poder seguir o caminho certo”.

Para ele, a luta em defesa do meio ambiente é longa e precisa ser renovada com o fortalecimento de jovens lideranças indígenas. E que o futuro do planeta depende da união dos diferentes povos.

“Há muitos anos, nossos ancestrais, os dos homens brancos e dos povos indígenas, se mataram aqui nessa terra, no Brasil. Teve guerra, violência. Deixem o passado para trás. Vamos pensar e nos preocupar agora com o futuro. Para o nosso bem, devemos pensar mais nas florestas, rios e em todo o meio ambiente”, afirmou o cacique.

A tragédia no Rio Grande do Sul contabiliza mais de 160 mortos e cerca de 700 mil desabrigados. Quase 2,3 milhões de gaúchos foram afetados pelas inundações, em 460 dos 497 municípios do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]