• Carregando...
Barragem em Belo Horizonte sofre rompimento devido às fortes chuvas nesta quarta-feira (13).
Barragem no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, sofreu rompimento devido às fortes chuvas.| Foto: Jean Lucas/Flickr Prefeitura de Belo Horizonte

A barragem de água localizada no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, na região da Pampulha, ao norte de Belo Horizonte, sofreu um rompimento devido às fortes chuvas que atingiram a capital mineira nessa quarta-feira (13). A estrutura não resistiu ao volume intenso de precipitação, que provocou alagamentos nas áreas próximas.

O acidente mobilizou equipes de emergência que se dirigiram ao local para interditar vias próximas e minimizar os danos. A avenida Pedro I, vizinha ao local, foi fechada pelo Corpo de Bombeiros, mas no final da tarde já havia sido liberada. A prefeitura de Belo Horizonte informou à Gazeta do Povo que, apesar do impacto, não houve registro de vítimas.

Técnicos especializados foram enviados para avaliar as condições do terreno e planejar ações de contenção, a fim de evitar novos deslizamentos e minimizar os riscos de inundações em áreas residenciais próximas.

Ao longo do dia, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu diversos alertas por meio de canais como Instagram e WhatsApp, com recomendações para evitar o tráfego em diversas regiões com risco de transbordamento de córregos. Às 15h05, as chuvas atingiram o grau "extremamente forte", acima de 5mm em 5 minutos, nas regionais Pampulha, Venda Nova e Nordeste da capital mineira.

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado é visitado frequentemente por moradores que buscam lazer e contato com a natureza, no entanto, as intensas chuvas que têm atingido a capital mineira tornaram vulneráveis algumas estruturas da região.

Especialistas apontam que casos como o rompimento da barragem na zona norte de Belo Horizonte podem ocorrer quando o sistema de drenagem é insuficiente para escoar o grande volume de água acumulado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]