A barragem de água localizada no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, na região da Pampulha, ao norte de Belo Horizonte, sofreu um rompimento devido às fortes chuvas que atingiram a capital mineira nessa quarta-feira (13). A estrutura não resistiu ao volume intenso de precipitação, que provocou alagamentos nas áreas próximas.
O acidente mobilizou equipes de emergência que se dirigiram ao local para interditar vias próximas e minimizar os danos. A avenida Pedro I, vizinha ao local, foi fechada pelo Corpo de Bombeiros, mas no final da tarde já havia sido liberada. A prefeitura de Belo Horizonte informou à Gazeta do Povo que, apesar do impacto, não houve registro de vítimas.
Técnicos especializados foram enviados para avaliar as condições do terreno e planejar ações de contenção, a fim de evitar novos deslizamentos e minimizar os riscos de inundações em áreas residenciais próximas.
Ao longo do dia, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu diversos alertas por meio de canais como Instagram e WhatsApp, com recomendações para evitar o tráfego em diversas regiões com risco de transbordamento de córregos. Às 15h05, as chuvas atingiram o grau "extremamente forte", acima de 5mm em 5 minutos, nas regionais Pampulha, Venda Nova e Nordeste da capital mineira.
O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado é visitado frequentemente por moradores que buscam lazer e contato com a natureza, no entanto, as intensas chuvas que têm atingido a capital mineira tornaram vulneráveis algumas estruturas da região.
Especialistas apontam que casos como o rompimento da barragem na zona norte de Belo Horizonte podem ocorrer quando o sistema de drenagem é insuficiente para escoar o grande volume de água acumulado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF