Ao menos 33 das 295 cidades de Santa Catarina entraram em alerta máximo na tarde desta sexta-feira (3) pelo riscos de enxurradas, deslizamentos e enchentes. No Rio Grande do Sul, estado vizinho castigado pelas fortes chuvas dos últimos dias, mais de 30 mortos estão confirmados, além de dezenas de desaparecidos e 19 barragens em alerta pelo risco de rompimento.
Em Santa Catarina, um homem de 61 anos morreu na cidade de Ipira após o carro onde ele estava ser levado pelo rio Capelinha na quinta-feira (2). A morte foi confirmada pela Defesa Civil do estado nesta sexta que alertou para o risco de deslizamentos em inúmeros municípios. As regiões consideradas mais crítica são: oeste, extremo oeste e sul do estado, onde há municípios com registro de mais de 200 milímetros de precipitação nas últimas horas.
“Estamos atentos à situação da chuva em Santa Cataria, não desviando o olhar em momento algum. Infelizmente, uma morte foi confirmada e ao lamentar a perda de uma vida, a gente pede que as pessoas fiquem vigilantes, se informem sobre os alertas e adotem as medidas de proteção recomendadas pelos órgãos”, apela o governador catarinense Jorginho Mello (PL).
Até o momento, quase 200 pessoas estão desalojadas no estado e pelo menos 26 desaparecidos. A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou registro de um tornado entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia na região oeste. O relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) informa que os municípios de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul decretaram situação de emergência.
As 20 coordenadorias regionais de Proteção e Defesa Civil do estado consideraram risco mais intenso nas regionais de: Caçador, onde dois municípios registraram ocorrências (Caçador e Ibiam); Criciúma (Orleans, Içara, Criciúma, Urussanga, Balneário Rincão); Araranguá (Praia Grande, São João do Sul, Araranguá); Lages (São Joaquim, Urupema, Painel); Curitibanos (Vargem); Joaçaba (Capinzal, Lacerdópolis, Ouro); Concórdia (Alto Bela Vista, Arabutã, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Ipira, Concórdia, Itá); Chapecó (Águas de Chapecó, São Carlos); Xanxerê (Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão); Maravilha (Palmitos) e a Regional de São Miguel do Oeste (Itapiranga, Mondaí).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF