Cerca de 145 mil vacinas da dengue, distribuídas pelo Ministério da Saúde, em seis estados estão com o prazo de validade marcado para o dia 30 de abril, caso não venham a ser utilizadas pelo público-alvo inicial de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira (15).
Ao jornal O Globo, a secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que o resultado da aplicação dos imunizantes é "positivo" e "não existe indicativo por parte de estados e municípios de possível perda". Segundo a secretária, ocorre um "delay na divulgação das aplicações" e por isso não há uma "precisão real do avanço da campanha de vacinação".
No final de março, a ministra Nísia Trindade anunciou que as doses não usadas - das 668 mil que foram entregues - seriam redistribuídas para outros municípios em nove estados, dentro das próprias unidades da federação. Porém, a adesão não tem dado conta da quantidade de imunizantes disponível, conforme apontou O Globo.
Segundo o governo, o público-alvo de 10 a 14 anos foi escolhido por concentrar a maior proporção de internação pela doença. Também foi anunciado que não existe a possibilidade de fazer uma “xepa” de doses para pessoas fora da faixa etária atual, pois de acordo com o Ministério isso vai contra o que foi planejado pela comissão técnica para a campanha e a sugestão da Organização Mundial de Saúde (OMS) acatada pelo ministério.
À Gazeta do Povo, o Ministério da Saúde reforçou que diversos Estados e Municípios aproveitaram o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, no último sábado (13), para também impulsionar a aplicação do imunizante contra a Dengue.
"Diante disso, o Ministério verifica junto às unidades da federação se sobraram doses com a data de vencimento em 30 de abril. Caso haja algum estoque remanescente, serão definidas as melhores estratégicas para que nenhuma dose se perca", escreveu a pasta.
Além das doses recebidas por meio de doação, o Ministério da Saúde também informou que adquiriu 5,2 milhões de doses, com o prazo de validade para 2025.
Na primeira semana deste mês, já foram aplicadas 31.650 doses. Os dados da segunda semana ainda não foram fechados. Em março, foram 449.725 aplicações; e em fevereiro, mês que abriu a campanha, 227.272.
Somente neste ano, Brasil já superou a marca de 3 milhões de casos da dengue confirmados. Até o momento, foram registrados 3.289.689 casos e 1.385 óbitos da doença, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
- Brasil ultrapassa mais de 3 milhões de casos de dengue; quase o dobro de 2023
- Vacina nacional da dengue poderia existir desde o Lula 2, diz Nísia Trindade
- Nísia diz que saúde sofreu e sofre “negacionismo” ao prestar contas em público a Lula
- Epidemia de dengue segue em descontrole e dólar continua subindo
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião