O deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS), que presidiu a CPI do MST na Câmara, afirmou nesta sexta-feira (20) que “um grande grupo” do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está próximo a Bagé (RS) “planejando invasão de propriedades”. Na manhã desta quinta (19), foi registrada a chegada de cerca de 100 famílias do grupo às margens da BR-293, em Hulha Negra (RS), a cerca de 380 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado.
Bagé e Hulha Negra ficam a cerca de 30 quilômetros de distância uma da outra. O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL) disse na rede social X, em referência ao acampamento de Hulha Negra, que “já está em contato com o governo do estado e com as autoridades policiais para que não se permita que este movimento criminoso invada propriedade privada aqui no RS”.
O jornal local Minuano informou que até a próxima segunda (23) mais 500 famílias devem chegar na região, segundo um dos coordenadores do movimento no Rio Grande do Sul, Ildo Pereira. Representantes do MST teriam conversado com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (PP), sobre auxílio para os acampados como água potável e lonas.
A Gazeta do Povo questionou Machado sobre a situação na região, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações. Em vídeo, divulgado por sua assessoria, Zucco afirmou que "qualquer fato que aconteça com a segurança pública no Rio Grande do Sul" a culpa será do governo Lula. Segundo o deputado federal, a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no local.
No Paraná, a Polícia Militar prendeu 10 integrantes do MST nesta sexta no Assentamento Nova Geração, em Guarapuava, região central do estado. Os policiais cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão pelo descumprimento de decisão judicial que impedia o bloqueio da PR-170, o que aconteceu na quinta-feira (19) em protesto do MST pela regularização de terras na região. Na ação, dois policiais militares, que foram até o local para solicitar a liberação da via, foram agredidos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF