Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um voo de instrução no começo da tarde desta sexta (1º) na região de Pirassununga (SP). O acidente envolveu duas aeronaves Embraer T-27 Tucano utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).
“Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB”, disse a Força em nota à Gazeta do Povo.
A FAB informou, ainda, que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente “a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o local da queda do avião em meio a uma plantação, e depois os destroços. Há, ainda, o registro do cadete ejetado sendo resgatado pela FAB. No entanto, não foram divulgadas informações do estado de saúde dos pilotos após o acidente.
De acordo com a FAB, este modelo de avião é utilizado para o treinamento de cadetes desde 1984 e deixou de ser produzido pela Embraer em 1996.
Mais recentemente, um caça da FAB caiu durante um voo de treinamento em Natal logo após a decolagem por problemas técnicos nos motores. O piloto conseguiu se ejetar pouco antes do impacto, o que resultou em uma grande explosão seguida de uma densa coluna de fumaça.
"O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB", disse a Força em nota sobre o acidente com o caça F-5EM Tiger II.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião