• Carregando...
Queda avião FAB
Um dos pilotos se ejetou do avião antes da queda, já o segundo conduziu a aeronave para o pouso na academia da FAB em Pirassununga (SP).| Foto: reprodução/X Aeroin
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um voo de instrução no começo da tarde desta sexta (1º) na região de Pirassununga (SP). O acidente envolveu duas aeronaves Embraer T-27 Tucano utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

“Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB”, disse a Força em nota à Gazeta do Povo.

A FAB informou, ainda, que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente “a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o local da queda do avião em meio a uma plantação, e depois os destroços. Há, ainda, o registro do cadete ejetado sendo resgatado pela FAB. No entanto, não foram divulgadas informações do estado de saúde dos pilotos após o acidente.

De acordo com a FAB, este modelo de avião é utilizado para o treinamento de cadetes desde 1984 e deixou de ser produzido pela Embraer em 1996.

Mais recentemente, um caça da FAB caiu durante um voo de treinamento em Natal logo após a decolagem por problemas técnicos nos motores. O piloto conseguiu se ejetar pouco antes do impacto, o que resultou em uma grande explosão seguida de uma densa coluna de fumaça.

"O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB", disse a Força em nota sobre o acidente com o caça F-5EM Tiger II.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]