O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) informou, no início da noite deste domingo (12), que as chuvas que voltaram a atingir partes do estado desde sexta-feira (10) e que devem prosseguir nos próximos dias estão elevando os níveis dos rios Taquari, Caí e dos Sinos, que deságuam no lago Guaíba. Leite apontou que as inundações devem retomar em várias cidades que já estavam vendo os níveis de água baixarem, em especial na região metropolitana de Porto Alegre.
“Infelizmente toda essa água vai atingir de novo altos níveis (...) e vai fazer novamente com que o lago Guaíba suba muito possivelmente acima dos níveis que a gente já viu nos dias anteriores no momento do pico do Guaíba”, disse o governador.
Leite reforçou o pedido para que os moradores dessas áreas não retornem às suas casas. “E também aquelas áreas que são encostas de morros precisam ser evitadas neste momento, porque o solo está encharcado, os riscos de deslizamento são reais, especialmente na Serra Gaúcha e na região os Vales”. O governador apontou, ainda, riscos à região sul do estado, para onde prossegue o curso do lago Guaíba.
No final da tarde deste domingo, a Defesa Civil também alertou sobre a elevação dos níveis especialmente do rio Jacuí e reforçou a possibilidade de ultrapassagem do volume de inundação registrado na última semana.
“As regiões mais críticas no rio Jacuí são aquelas que foram significativamente afetadas no evento anterior, principalmente no delta das bacias próximas de Eldorado do Sul, Guaíba, região das Ilhas, Canoas e Nova Santa Rita, onde se encontram os Rios Sinos e Jacuí, e a zona norte de POA”.
Como a Gazeta do Povo mostrou mais cedo, neste domingo, uma nova projeção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já havia apontado que a cheia poderia chegar aos 5,50 metros entre segunda (13) e terça (14), por conta das chuvas que atingem o estado neste final de semana.
O pico de cheia do Guaíba registrado nas últimas semanas chegou aos 5,30 metros no último domingo (5) e chegou a baixar ao longo da semana para 4,56 no sábado (11). Neste domingo (12), o nível já subiu 10 cm, informou a universidade.
Defesa Civil diz que desalojados ultrapassam meio milhão de pessoas
O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 19h40 deste domingo, mostra que a maior enchente da história no estado já afetou 2.115.703 de pessoas. Já são 447 municípios atingidos pelas inundações, o que equivale a 90% das cidades gaúchas.
A Defesa Civil também aponta que o número de desalojados chegou a 538.743, enquanto os óbitos confirmados decorrentes da enchente permaneceram em 143, o mesmo número do boletim anterior. Veja outros números do informativo:
- Pessoas em abrigos: 81.200
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 125
- Pessoas resgatadas: 76.399
- Animais resgatados: 10.555
- Efetivo: 27.589
- Viaturas: 4.398
- Aeronaves: 41
- Embarcações: 340
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Partido Novo denuncia censura no Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião