A cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, terá que ser totalmente evacuada, segundo informação do prefeito Ernani de Freitas (PDT). O município tem 39,5 mil moradores.
"Infelizmente teremos de fazer a evacuação total da cidade. Eldorado do Sul está tomada pela água, não tem luz e precisaremos deixar aqui somente as pessoas que ficarão responsável pelo rescaldo da enchente, claro, depois que a água baixar”, explicou ele em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre.
A estimativa do prefeito é de que Eldorado do Sul precisará de um ou dois anos para se recuperar da situação, que se tornou a pior tragédia provocada por eventos climáticos no estado gaúcho.
A situação na cidade de Eldorado do Sul é devastadora, ainda há moradores que precisam ser resgatados e estão aguardando nas residências.
"Estamos trabalhando pra socorrer as pessoas, levando pra lugar seguro que é na BR, e a partir de e então distribuindo para outros municípios: Porto Alegre, Guaíba, Marina Pimentel, Sertão Santana, entre outros", completou o prefeito.
Engenheiro civil e doutor em recursos hídricos e saneamento ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Dornelles explica que Eldorado do Sul não tem proteção, é uma cidade plana que está numa zona de inundação, porque o próprio rio "moldou" aquela planície.
"O erro é de coordenada geográfica, a cidade não poderia estar ali. Ela está bem na curva do Jacuí e a cota (para inundação é) baixa. A cidade é dentro de uma planície de inundação. Está na mesma condição que o aeroporto de Porto Alegre, no bairro Humaitá", explica o especialista.
Segundo o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h desta terça-feira (7), as chuvas pelo Rio Grande do Sul provocaram 90 mortes. Há ainda 361 pessoas feridas e132 desaparecidos. O estado tem 155.741 desalojados e 48.147 pessoas em abrigos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião