Um dia após ter sido detido pela Interpol em Madri, o ex-CEO das Lojas Americanas, Miguel Gutierrez, foi liberado pelas autoridades espanholas neste sábado (29). Ele que tem cidadania espanhola, além da brasileira, se mudou para a Espanha após a divulgação da fraude. O executivo precisou entregar o passaporte e terá que se apresentar a cada 15 dias.
A defesa de Gutierrez argumenta que ele está "no mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas e brasileiras" e acrescentou que "Miguel jamais participou ou teve conhecimento de qualquer fraude e que vem colaborando com as autoridades, prestando os esclarecimentos devidos nos foros próprios".
A Polícia Federal informou que o pedido de prisão preventiva ocorreu pois o executivo negociou veículos e imóveis, tendo enviado os valores a offshores sediadas em paraísos fiscais.
Ex-diretora deve se entregar
Já Anna Saicalli, que comandava o braço digital da empresa, teve a prisão revogada pelo juiz Marcio Muniz da Silva Carvalho, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, com a condição que a ex-diretora se apresente às autoridades portuguesas no aeroporto de Lisboa neste domingo (30) e entregue o passaporte à Polícia Federal assim que pisar em solo brasileiro.
Na decisão, o juiz indica que "ela deve se apresentar, sem ser detida, nem algemada, nem passar por qualquer tipo de constrangimento ou vexame". Restando, apenas, ser acompanhada pelas autoridades policiais até o seu embarque no voo para o Brasil.
Anna e Gutierrez foram os únicos alvos de mandados de prisão preventiva da operação Disclosure, deflagrada na quinta (27) pela PF, por suspeita de ligação com o rombo de R$ 25,2 bilhões na Lojas Americanas.
Investida da PF desarticula mobilização pela anistia, mas direita promete manter o debate
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Como a PF construiu o relatório do indiciamento de Bolsonaro; ouça o podcast
Bolsonaro sobre demora para anúncio de cortes: “A próxima semana não chega nunca”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF