O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) passou ao Exército Brasileiro a responsabilidade pela entrega de doações às vítimas da enchente em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul (RS). A decisão foi feita em uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra agentes da Defesa Civil do município suspeitos de desviar donativos.
A ação resultou na investigação de três agentes públicos, dos quais pelo menos dois são pré-candidatos nas eleições municipais deste ano.
Doações para potenciais eleitores de pré-candidatos em Eldorado do Sul (RS)
No último sábado (25), o MP-RS realizou uma operação em Eldorado do Sul, cumprindo nove mandados de busca e apreensão. As investigações revelaram que doações destinadas às vítimas das enchentes estavam sendo desviadas para beneficiar eleitores potenciais dos pré-candidatos investigados. Foram apreendidos celulares, documentos e dinheiro nas residências dos suspeitos, na prefeitura e em depósitos da cidade.
Localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Eldorado do Sul foi severamente atingida pelas enchentes que assolam o estado desde o fim de abril. A totalidade da área urbana do município foi afetada pelas cheias e, dos 39.556 habitantes da cidade, cerca de 32 mil ficaram desalojados.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu mais de 1,5 milhão de litros de água e 200 toneladas de alimentos em doações e, em Eldorado do Sul, o Exército Brasileiro ficou responsável pela distribuição para que a população não fique desassistida.
O MP-RS também solicitou que a prefeitura de Eldorado do Sul apresente um plano de trabalho detalhado para a utilização dos recursos públicos já disponibilizados para o atendimento às vítimas e a reconstrução da cidade. Além disso, os agentes públicos investigados foram temporariamente afastados da Defesa Civil.
Em nota à imprensa, a prefeitura de Eldorado do Sul informou estar ciente das investigações e reafirmou seu “compromisso com a transparência, a ética e o respeito aos recursos destinados aos cidadãos”. A administração municipal afirmou que continuará “colaborando plenamente com as autoridades competentes para que todos os fatos sejam esclarecidos de maneira justa e rápida”.
MP-RS investiga novas denúncias de desvio de doações em Barra do Ribeiro
Uma nova investigação por parte do Gaeco gaúcho foi iniciada na cidade de Barra do Ribeiro. Assim como no caso apurado em Eldorado do Sul, há indícios de que suprimentos destinados a vítimas das cheias na região teriam sido entregues indevidamente a uma entidade ligada a um pré-candidato nas próximas eleições municipais.
A operação foi conduzida pelo Gaeco em um local onde os itens desviados haviam sido armazenados, além da casa de dois suspeitos. Foram recolhidos documentos, celulares e mídias eletrônicas que, segundo os investigadores, podem servir como prova dos desvios das doações.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Presidente sul-coreano declara lei marcial contra ameaça comunista; Parlamento vota pela revogação da medida
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião