Cerca de 12 mil militares participaram de aproximadamente 52 ações de resgate, segundo os dados da Operação Conjunta Taquari II.| Foto: Divulgação/Comando Militar do Sul
Ouça este conteúdo

Dados do Comando Conjunto da Operação Taquari II, atualizados até a última quarta-feira (8), mostram que mais de 17 mil integrantes das Forças Armadas participaram das ações de apoio à Defesa Civil do Rio Grande do Sul no atendimento às vítimas das enchentes que assolaram o estado. A maioria destas pessoas, cerca de 9,2 mil delas, fazem parte do efetivo do Exército Brasileiro.

CARREGANDO :)

Ao todo, 12 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, além dos integrantes de agências ligadas às Forças Armadas, participaram de cerca de 52 mil resgates aéreos, terrestres ou fluviais. A Marinha e a Força Aérea brasileiras forneceram apoio em cerca de 13,5 mil ações de apoio, principalmente no transporte aéreo e aquático de pessoas ou materiais. Em outras 12,8 mil ações, coube ao Exército a colaboração com as forças de atendimento às vítimas.

No detalhamento sobre as atividades de transporte aéreo de pessoas e materiais, as Forças Armadas contabilizaram cerca de 1,9 mil ações nas cidades gaúchas atingidas pelas cheias. O número é próximo às 2 mil ações de transporte terrestre. Em outras 96 oportunidades, os militares colaboraram na chamada evacuação aeromédica de pessoas. Esta ação é crucial no auxílio de pessoas em estado de emergência de saúde em locais de difícil acesso.

Publicidade

Ainda segundo os dados da Operação Taquari II, a Marinha mobilizou 12 lanchas e botes, um navio, 16 viaturas e 2 helicópteros para colaborar nos resgates e atendimentos. O Exército colocou em operação 77 lanchas e botes, 242 viaturas, 56 equipamentos de engenharia e 11 helicópteros. À Força Aérea coube operar 4 lanchas e botes, 90 viaturas, 4 aviões e outros 4 helicópteros.

Danos provocados pelas cheias se estendem a 85% do estado do Rio Grande do Sul

Segundo os números mais recentes divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, no boletim desta quinta-feira (9), as enchentes deixaram 107 mortos e 374 feridos. Outras 136 pessoas seguem desaparecidas.

Dos 497 municípios do estado, 428 foram atingidos pelas cheias, 85% do estado. A estimativa é que um milhão e meio de pessoas tenham sido afetadas pelo desastre – 67,5 mil pessoas estão em abrigos e 165,1 mil estão desalojadas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]