Dados do Comando Conjunto da Operação Taquari II, atualizados até a última quarta-feira (8), mostram que mais de 17 mil integrantes das Forças Armadas participaram das ações de apoio à Defesa Civil do Rio Grande do Sul no atendimento às vítimas das enchentes que assolaram o estado. A maioria destas pessoas, cerca de 9,2 mil delas, fazem parte do efetivo do Exército Brasileiro.
Ao todo, 12 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, além dos integrantes de agências ligadas às Forças Armadas, participaram de cerca de 52 mil resgates aéreos, terrestres ou fluviais. A Marinha e a Força Aérea brasileiras forneceram apoio em cerca de 13,5 mil ações de apoio, principalmente no transporte aéreo e aquático de pessoas ou materiais. Em outras 12,8 mil ações, coube ao Exército a colaboração com as forças de atendimento às vítimas.
No detalhamento sobre as atividades de transporte aéreo de pessoas e materiais, as Forças Armadas contabilizaram cerca de 1,9 mil ações nas cidades gaúchas atingidas pelas cheias. O número é próximo às 2 mil ações de transporte terrestre. Em outras 96 oportunidades, os militares colaboraram na chamada evacuação aeromédica de pessoas. Esta ação é crucial no auxílio de pessoas em estado de emergência de saúde em locais de difícil acesso.
Ainda segundo os dados da Operação Taquari II, a Marinha mobilizou 12 lanchas e botes, um navio, 16 viaturas e 2 helicópteros para colaborar nos resgates e atendimentos. O Exército colocou em operação 77 lanchas e botes, 242 viaturas, 56 equipamentos de engenharia e 11 helicópteros. À Força Aérea coube operar 4 lanchas e botes, 90 viaturas, 4 aviões e outros 4 helicópteros.
Danos provocados pelas cheias se estendem a 85% do estado do Rio Grande do Sul
Segundo os números mais recentes divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, no boletim desta quinta-feira (9), as enchentes deixaram 107 mortos e 374 feridos. Outras 136 pessoas seguem desaparecidas.
Dos 497 municípios do estado, 428 foram atingidos pelas cheias, 85% do estado. A estimativa é que um milhão e meio de pessoas tenham sido afetadas pelo desastre – 67,5 mil pessoas estão em abrigos e 165,1 mil estão desalojadas.
- Governo anuncia R$ 50 bilhões em medidas econômicas para o RS
- Quatro medidas que poderiam ter minimizado as enchentes no Rio Grande do Sul
- Governo usa “combate a fake news” para calar críticos sobre sua atuação no RS
- Editorial: A tragédia gaúcha, usada pelo “Ministério da Verdade” para calar os críticos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF