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Proposta vencedora do leilão da BR-381 na B3 foi da paranaense 4UM.
Proposta vencedora do leilão da BR-381 na B3 foi da paranaense 4UM.| Foto: B3 / Christiane Costa

A gestora paranaense de fundos de investimento 4UM, antiga J. Malucelli, venceu o leilão de concessão do trecho da rodovia BR-381 que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, conhecido como “Rodovia da Morte” em Minas Gerais. O pregão foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no início da tarde desta quinta-feira e contou com duas concorrentes – a segunda proposta foi feita pelo grupo Oportunity.

O critério para escolha do vencedor, segundo o edital do leilão, era o maior desconto na tarifa. A 4UM fez uma oferta de 0,95% de desconto. Sua concorrente, Oportunity, ofertou um desconto de 0,1%, e deixou expresso na fase de lances que não iria melhorar a proposta.

Vencedores querem fazer da BR-381 a "Rodovia da Vida"

No início da sessão foi exibido um vídeo produzido pelo governo federal sobre o trecho a ser entregue à concessão. Entre números e depoimentos de usuários da rodovia, o material destacou o histórico de acidentes fatais que levou a estrada a ser conhecida como “Rodovia da Morte”.

Após o fim do leilão, Leonardo Boguszewski, CEO da 4UM, citou o vídeo em seu discurso e, ao agradecer os investidores, disse que o compromisso da nova concessão será o de trabalhar para fazer da BR-381 a “Rodovia da Vida”. “Vamos trabalhar muito sério para que isso se concretize aos longos dos próximos anos”, completou, antes de bater o martelo.

Lote da BR-381 só foi arrematado no quarto leilão

Esta foi a quarta tentativa de encontrar interessados na concessão. Nas outras três tentativas anteriores o leilão deu deserto. O sucesso no pregão – apesar de não ter ocorrido disputa entre as duas únicas participadas – foi comemorado pelo ministro dos Transportes Renan Filho.

Entre as adequações feitas ao edital da concessão, ele destacou a retirada de dois lotes da rodovia, além de trechos que apresentavam questões de risco geológico. Tais medidas, na avaliação de Renan Filho, diminuíram os riscos da concessão. Fora da concessão, os trechos receberão investimentos do governo federal.

“Precisamos achar soluções novas para problemas antigos do Brasil e a BR-381 é um desses casos. Estamos dando uma solução nova, com menos problemas, que o Brasil precisa”, reforçou.

Trechos retirados do edital receberão investimentos do governo federal

Renan afirmou que mudanças no edital como a retirada de dois lotes da rodovia na saída de Minas Gerais, além de trechos com questões geológicas, reduzindo riscos ao parceiro privado, foram importantes. O ministro firmou que entre R$ 800 milhões a R$ 900 milhões serão investidos pelo governo nesses trechos para acabar com os problemas da BR -381.

Sobre o desconto vencedor do leilão ter sido menor do que 1% sobre a tarifa base, Renan Filho comemorou dizendo que o “governo está bom de conta”. “Nem foi folga muito grande nem aperto muito grande. O projeto precisa ser exequível. Não adianta leilão com super descontão e depois não ter a obra entregue para as pessoas”, analisou.

Trecho concedido tem 300 km e receberá 5 praças de pedágio

De acordo com os termos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessão do trecho da BR-381 terá um investimento previsto em R$ 5,5 bilhões. Além disso, há a previsão de mais R$ 3,7 bilhões em custos operacionais. O contrato a ser assinado com a 4UM cobre cerca de 300 km de extensão, passando por 13 municípios entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Aço até chegando a Governador Valadares. A concessão vale por 30 anos.

O trecho é um importante corredor de escoamento de produtos agrícolas e minérios para exportação. A rodovia liga os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, e é muito utilizada para o transporte de mercadorias que chegam até o litoral capixaba. Com isso, o tráfego de caminhões é intenso, e disputa espaço com carros e motos em um traçado sinuoso e perigoso.

Estão sendo previstas no edital duplicações em 106 km de extensão da rodovia. Em 83 km serão instaladas faixas adicionais de tráfego. Os termos da concessão contam ainda com mais de 50 correções de traçado, mais de 20 passarelas para a travessia de pedestres e a criação de áreas de escape e pontos de parada e descanso para os caminhoneiros.

Para custear os investimentos, a concessionária vai instalar cinco praças de pedágio, com cobranças em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. De carro, o custo total a ser pago nas cinco praças soma, pelo edital, pouco mais de R$ 60.

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