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João Campos foi reeleito à prefeitura do Recife no primeiro turno em 2024
João Campos foi reeleito à prefeitura do Recife no primeiro turno em 2024| Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

A Quaest e a Genial Investimentos divulgaram nesta quinta-feira (12) uma pesquisa que mostra como está o cenário eleitoral para o governo de Pernambuco nas eleições de 2026. De acordo com o levantamento, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), lidera a corrida eleitoral pelo comando do estado com 64% das intenções de voto.

Campos foi reeleito no primeiro turno nas eleições municipais de 2024. A governadora Raquel Lyra (PSDB), que vai disputar a reeleição no próximo pleito, teve 22% das intenções de votos. O senador Humberto Costa (PT) também foi citado na pesquisa por 4% dos eleitores pernambucanos.

Genial/Quaest: pesquisa para o governo de Pernambuco em 2026

  • João Campos (PSB): 64%
  • Raquel Lyra (PSDB): 22%
  • Humberto Costa (PT): 4%

Metodologia: 1.100 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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