O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve na Marcha Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na noite da última terça-feira (9), localizada em Feira de Santana (BA). Aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eleito com seu apoio, o chefe do executivo estadual marcou presença no evento após a invasão pelo MST de uma fazenda federal a 600 quilômetros dali, em Itabela, no sul da Bahia.
Aproximadamente 400 famílias participaram da invasão em meio ao Abril Vermelho, mês em que o MST intensifica as invasões e faz reivindicações. O movimento afirmou que a terra invadida é improdutiva, mas a área pertence ao Ministério da Agricultura e funciona como uma estação de zootecnia da Comissão Executiva de Lavoura de Cacau (Ceplac). De acordo com o jornal O Globo, o governo federal afirma que são realizadas pesquisas no local e, portanto, a área não estaria disponível para a reforma agrária.
Chegar recado ao presidente Lula
Em discurso, o governador Jerônimo orientou o MST a fazer suas propostas chegarem ao presidente Lula. "O Movimento quer ser ouvido, quer construir propostas. Eu peço a vocês que compreendam que é fundamental que essa marcha faça o recado chegar no presidente Lula: que vocês do movimento têm as reinvindicações muito claras", disse ele.
Ao lado do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que integra o MST, o governador afirmou ainda que se identifica com o MST e não dará as costas ao movimento. "Eu sou um governador que tem a cara, a história de vocês, e eu não vou trair a nossa história", disse.
Essa é a primeira vez que um governador baiano visita a Marcha Estadual do MST pela Reforma Agrária, que costuma levar suas demandas para o executivo estadual quando chega em Salvador.
- MST invade área ligada ao Ministério da Agricultura no sul da Bahia
- Lula adia lançamento de “prateleira de terras” prometido para o MST evitar “Abril Vermelho”
- Abril verde, amarelo, marrom e branco – e não vermelho
- Lula se reúne com movimentos sociais em meio à crise na Petrobras e pedidos de entidades
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF