O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta quinta-feira (9) uma malha aérea emergencial para atender a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta os impactos de fortes chuvas há quase duas semanas. Na primeira fase da operação, serão até 116 voos na região, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina.
Dos 12 aeroportos do Rio Grande do Sul, seis terminais farão parte do plano, além da Base Aérea de Canoas. Neste primeiro momento, serão 53 voos semanais operando nos aeroportos de Caxias do Sul (RS), Santo Ângelo (RS), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Santa Maria (RS) e Uruguaiana (RS). Além disso, os aeroportos de Florianópolis (SC), Chapecó (SC) e Jaguaruna (SC) também farão parte da operação.
A Base Aérea de Canoas terá até 5 voos diários, contabilizando 35 voos semanais. "Além disso, a Base Aérea continuará como o principal hub da logística de cargas para receber as doações a serem distribuídas para a população atingida pelas fortes chuvas", disse o ministério.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi inundado e está fechado para pousos e decolagens desde o último dia 3. A concessionária Fraport Brasil informou que as atividades no Salgado Filho estão suspensas até o fim de maio.
"Nós vamos avançar na aviação regional. Naturalmente, conforme a demanda da população, a gente vai ampliando o número de voos regionais, para que a sociedade brasileira, sobretudo o povo do Sul, possa ter acesso aos voos que são tão importantes para o estado", disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em nota.
Participaram da decisão a Casa Civil, o Ministério da Defesa, a Infraero, Anac, a Fraport, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Aeroportos do Brasil (ABR) e as companhias aéreas.
Confira a malha aérea emergencial:
- Aeroporto de Caixas do Sul (RS): 25 voos semanais;
- Aeroporto de Santo Ângelo (RS): 2 voos semanais;
- Aeroporto de Passo Fundo (RS): 16 voos semanais;
- Aeroporto de Pelotas (RS): 5 voos semanais;
- Aeroporto de Santa Maria (RS): 2 voos semanais;
- Aeroporto de Uruguaiana (RS): 3 voos semanais;
- Base aérea de Canoas (RS): 35 voos semanais;
- Aeroporto de Florianópolis (SC): 21 voos semanais;
- Aeroporto de Jaguaruna (SC): 7 voos semanais;
- Aeroporto de Chapecó (RS): aumento de capacidade da aeronave.
De acordo com o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil, 107 pessoas morreram em decorrência dos temporais, outras 134 estão desaparecidas e 754 estão feridas. Ao todo, 431 municípios foram impactados de alguma forma pelas fortes chuvas. Mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas, 68.519 estão em abrigos e 327.105 estão desalojadas.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF